Marcelo elogia “coragem e cidadania” de Português ferido no ataque de Annecy

10 jun 2023, 09:52
Serviços de emergência no parque de Annecy, França (EPA/Gregory Yetchmeniza)

Manuel da Ponte, de 72 anos, ficou "gravemente ferido" no ataque no parque infantil, na quinta-feira, quando tentava travar o atacante

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, agradeceu, este sábado, a “coragem e cidadania” do português ferido no ataque de Annecy, em França. Manuel da Ponte, de 72 anos, foi esfaqueado pelo suspeito e depois baleado pela polícia, quando tentava travar o agressor.

“Neste dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa agradece o exemplo de coragem e cidadania do nosso compatriota Manuel da Ponte, que arriscou a vida para tentar evitar o bárbaro ataque a crianças na cidade de Annecy”, escreveu Marcelo Rebelo de Sousa, numa nota divulgada no site da Assembleia da República.

Marcelo reitera por escrito aquilo que já tinha dito na sexta-feira, que está a acompanhar a situação clínica de Manuel da Ponte, “a quem deseja rápida recuperação”.

Manuel da Ponte, de 72 anos, ficou "gravemente ferido" no ataque no parque infantil de Annecy, confirmou esta sexta-feira o Ministério dos Negócios Estrangeiros, em comunicado.

"No decurso do trágico acontecimento, um cidadão português, ao tentar impedir o atacante de fugir da polícia, ficou gravemente ferido, estando neste momento já fora de perigo. Pelo ato de coragem e bravura, uma palavra de profundo agradecimento", acrescenta a nota.

O ataque ocorreu na quinta-feira. Abdelmasih H., de 32 anos, esfaqueou seis pessoas - quatro crianças e dois adultos. O atacante é um refugiado sírio e as suas motivações ainda não são conhecidas.

Duas das quatro crianças feridas no ataque ainda correm risco de vida, declarou esta sexta-feira o porta-voz do Governo francês, Olivier Véran.

Abdelmasih H. está sob custódia das autoridades policiais e será submetido a um exame psiquiátrico.

Patrocinados