Marcelo presta "emocionada homenagem" a Eunice Muñoz e agradece "décadas inesquecíveis"

Rafaela Laja , com agências
15 abr 2022, 07:16

Presidente da República lamenta a morte da atriz com profunda consternação

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, prestou esta sexta-feira "emocionada homenagem" à atriz Eunice Muñoz e agradeceu-lhe "décadas inesquecíveis", em nome de todos os portugueses, lamentando a sua morte com profunda consternação.

"É profundamente consternado que tomo conhecimento da morte de Eunice Muñoz, uma referência nacional, admirada e respeitada por todos os portugueses", declarou o chefe de Estado à agência Lusa.

"Em seu nome, presto-lhe uma emocionada homenagem e agradeço décadas inesquecíveis da vida de todos nós", acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa.

A atriz Eunice Muñoz morreu esta sexta-feira, no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, aos 93 anos, disse à agência Lusa o filho da atriz. Nascida na Amareleja, no distrito de Beja, em 1928, Eunice Muñoz completou em novembro 80 anos de carreira.

"A inigualável senhora dos palcos portugueses"

Também o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, considerou que a atriz Eunice Muñoz foi "a inigualável senhora dos palcos portugueses", defendendo que sem ela a cultura teria sido mais pobre. 

"Sem ela, a nossa cultura teria sido mais pobre", escreveu o presidente da Assembleia da República, numa mensagem que publicou na sua conta na rede social Twitter.

Ministro da Cultura presta homenagem: "Eunice Muñoz é a verdadeira Senhora Teatro"

O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, prestou homenagem esta sexta-feira a Eunice Muñoz, recordando uma "atriz com um dom único" que o país "sempre soube reconhecer":

"Foi um privilégio para Portugal ter uma atriz como Eunice Muñoz. Uma atriz com um dom único e um talento natural para a representação. Para os portugueses, a sua vida confunde-se com os palcos e o teatro. Todos a conhecemos e, por isso, todos fomos desenvolvendo uma relação íntima e carinhosa com a mulher de traço humano e inclinação doce e afável. Para os portugueses, Eunice Muñoz é o teatro. É a verdadeira Senhora Teatro. O que felizmente todo o país soube sempre reconhecer. Neste momento, devemos-lhe um aplauso eterno. Despedimo-nos da Eunice Muñoz com profunda tristeza", afirmou o ministro, numa nota enviada às redações.

À CNN Portugal, Adão e Silva recorda a longevidade da carreira da atriz, mas frisa que o que realmente a distinguia era o lado "afável" para os portugueses, destacando a sua "autenticidade" e "humildade genuína": "Era como se conhecêssemos a Eunice. E isso faz diferença".

"Eunice Muñoz teve o reconhecimento em vida. O país todo reconheceu-a e continuamos a aplaudir", afirmou o ministro.

Em abril do ano passado, Eunice Muñoz foi condecorada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, cerca de três anos depois de ter recebido a Grã-Cruz da Ordem de Mérito.

Ao longo de 2021, contracenou com a neta Lídia Muñoz, na peça "A margem do tempo", em diferentes palcos do país, numa digressão que culminou no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, em 28 de novembro, exatamente 80 anos após a sua estreia.

No final da sessão, a que assistiram o primeiro-ministro, António Costa, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e a ministra da Cultura, Graça Fonseca, foi prestada uma homenagem à atriz.

"Este teatro foi a minha casa durante muito anos, fui feliz no palco, em tudo o que cá fiz", afirmou então Eunice Muñoz, no final da sessão.

"Agradeço sobretudo a vocês, ao público, que me acarinhou, que me aplaudiu desde que comecei, até agora que comemoro os meus 80 anos de carreira", salientou.

"O teatro precisa de nós, de nós no palco e de vocês que recebem o melhor que temos para dar", acrescentou ainda Eunice Muñoz, concluindo que, "apesar dos dias estranhos e difíceis, o belo continua a existir".

 

Relacionados

PR Marcelo

Mais PR Marcelo

Mais Lidas

Patrocinados