Marcelo pede para se cuidar das democracias com reformas e novos protagonistas

Agência Lusa , AM
10 dez 2022, 08:08
Marcelo Rebelo de Sousa (Lusa/Rodrigo Antunes)

Presidente da República defende que "os direitos humanos constituem uma conquista fundamental da humanidade"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, faz este sábado um apelo para se cuidar das democracias com reformas e rejuvenescimento de protagonistas, numa mensagem a propósito do Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Num texto publicado no site oficial da Presidência da República, o chefe de Estado refere que o lema escolhido pelas Nações Unidas neste ano para esta data, que marca a aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, é "Dignidade, liberdade e justiça para todos".

Marcelo Rebelo de Sousa afirma que "assegurar esse desígnio compete a todos" e implica "cuidado urgente e premente das democracias a uma escala nacional e global, nas suas formas e conteúdos, de preservar os seus valores inegociáveis, de reformar os seus elementos mais cristalizados e de rejuvenescer os seus protagonistas".

"Esse é o esforço que nos é exigido para, responsavelmente, enfrentarmos as grandes transições que o mundo atravessa, mantendo a capacidade de resposta a problemas concretos de pessoas de carne e osso, que formam as comunidades, e que são tantas vezes diferentes das visões dos ciclos políticos e mediáticos", considera.

O Presidente da República defende que "os direitos humanos constituem uma conquista fundamental da humanidade" e "devem ser respeitados e promovidos, independentemente e para além das conveniências do momento".

"Neste ano que se avizinha, celebremos os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, com essa consciência, cultivando e cumprindo a Carta no dia-a-dia de cada uma e de cada um de nós", acrescenta.

Marcelo Rebelo de Sousa menciona que hoje é o "início da celebração dos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos", aprovada pelas Nações Unidas em 1948, "que se prolongará até ao próximo dia de aniversário, em 2023".

Política

Mais Política

Patrocinados