Marcelo saúda "notável trabalho" da Comissão Independente e salienta "a dimensão" dos abusos sexuais na Igreja, "muito superior à inicialmente estimada"

13 fev 2023, 21:29
Marcelo Rebelo de Sousa (Foto: Tiago Petinga/Lusa)

Da mesma forma, o Chefe de Estado salienta "a imperiosidade da Igreja Católica", ao "promover" a constituição da Comissão Independente e ao "assumir a sua responsabilidade", "definindo uma orientação para o futuro, prevenindo e impedindo a repetição de tais abusos e encobrimentos"

O Presidente da República saudou o "notável trabalho" da Comissão Independente para os Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica e destacou, entre outras conclusões, a "dimensão, muito superior à inicialmente estimada, dos abusos". 

Depois da apresentação das conclusões do relatório, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu em Belém os membros da Comissão Independente, a quem agradeceu o "contributo da maior relevância" para o despertar para "grave realidade" dos abusos sexuais na Igreja em Portugal. No âmbito deste encontro, a Comissão Independente entregou uma cópia do relatório apresentado esta manhã na Fundação Calouste Gulbenkian.

"O Presidente da República louvou e agradeceu o notável trabalho realizado pela Comissão Independente, que se traduz num contributo da maior relevância para a tomada de consciência desta grave realidade, que existiu e existe, a punição dos responsáveis e, sobretudo, o reconhecimento da insuportável dor das vítimas", pode ler-se numa nota divulgada no site da Presidência da República.

Na mesma nota, a Presidência sublinha algumas "chamadas de atenção" para vários factos que foram hoje conhecidos, nomeadamente, "a dimensão, muito superior à inicialmente estimada, bem como a elevada incidência dos abusos não só psicológicos, como físicos, e a sua permanência até aos dias de hoje".

Além disso, Marcelo Rebelo de Sousa destaca também "a exigência de apoio psicológico continuado, presente e futuro, às vítimas, como dever ético da sociedade e da Igreja Católica", bem como "a urgência de uma sociedade que denuncie e não admita tais comportamentos, venham de onde vierem, e que a qualidade dos abusadores só agrava".

Da mesma forma, o Chefe de Estado salienta "a imperiosidade da Igreja Católica", ao "promover" a constituição da Comissão Independente e ao "assumir a sua responsabilidade", "definindo uma orientação para o futuro, prevenindo e impedindo a repetição de tais abusos e encobrimentos".

Por fim, Marcelo reconhece a necessidade de uma "ponderação de alterações legislativas que conduzam a uma mais célere investigação e atuação judicial, permitindo reforçar a prevenção e punição de uma intolerável violação dos direitos das pessoas e do Estado de Direito em Portugal".

Política

Mais Política

Patrocinados