Andebol: EHF vai reduzir quarentena para infetados no Europeu

5 jan, 16:46
Alexandre Cavalcanti
Alexandre Cavalcanti

Medida deve ser anunciada nos próximos dias

PUB

A Federação Europeia de Andebol (EHF) vai reduzir a quarentena obrigatória dos participantes no Europeu que testem positivo à covid-19, de 14 para cinco dias (mais dois testes PCR negativos), uma medida que deve ser anunciada nos próximos dias, sabe o Maisfutebol.

A decisão surge depois de protestos de várias seleções que vão participar no torneio, após a EHF ter informado que os atletas só poderiam ir a jogo 14 dias após um teste positivo. A ideia inicial da entidade europeia era reduzir para sete dias o período de isolamento, mas a decisão foi ainda mais longe, tendo em conta a realidade da pandemia neste momento e o facto de todos os participantes terem de apresentar o comprovativo de vacinação.

PUB

Tendo em conta a proximidade da competição, que se inicia a 13 de janeiro, esta imposição iria impedir vários jogadores que estão infetados neste momento de participar em toda a fase de grupos.

A EHF aponta para os regulamentos para justificar a medida e esclareceu, citada pela imprensa sueca, que os 14 dias de isolamento seriam obrigatórios para os jogadores que testassem positivo à covid-19 antes do Europeu, passando para 10 dias de isolamento nos casos registados durante a competição.

PUB
PUB
PUB

Porém, de acordo com informações recolhidas pelo Maisfutebol, a medida vai mesmo ser revista para fixar o isolamento em cinco dias, além da obrigatoriedade de apresentar dois testes PCR negativos.

Além desta medida, e tendo em conta a excepcionalidade do momento, o regulamento vai ser alterado para permitir a substituição de jogadores durante o Europeu, consoante determinadas circunstâncias que serão avaliadas pelo comité responsável.

São várias as seleções que vão beneficiar desta medida, entre as quais, Portugal que informou nesta quarta-feira ter «alguns casos covid», razão pela qual cancelou a participação num torneio de preparação agendado para o próximo fim de semana.

Recorde-se que o Europeu decorre na Hungria e na Eslováquia, de 13 a 30 de janeiro. Portugal está integrado no grupo B, juntamente com Hungria, Islândia e Países Baixos.

[artigo originalmente publicado às 16h46 de 5 de janeiro e atualizado]

 

 

Relacionados

Uma newsletter para conversarmos - Decisão 22

Envie-nos as suas questões e sugestões de temas, responderemos pela caixa do correio

Saiba mais

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados