Chuva e trovoada: domingo com quatro distritos do continente sob aviso amarelo

Agência Lusa
19 dez 2021, 10:02

Aviso laranja é segundo mais grave numa escala de quatro de avisos meteorológicos e representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado

PUB

A Madeira está este domingo sob aviso laranja devido à previsão de chuva e trovoada a partir do final da tarde e quatro distritos do continente estão sob aviso amarelo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No continente, os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa e Beja estão sob aviso amarelo devido a períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes forte e possivelmente acompanhados de trovoada a partir das 21:00.

PUB

Em Faro há ainda a previsão de ondas de sueste que podem atingir os 2,5 metros de altura durante todo o dia.

A costa sul e a região montanhosa do arquipélago da Madeira estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de chuva forte e trovoada a partir do final da tarde.

Na costa sul, o IPMA alerta para a possibilidade de períodos de chuva, por vezes forte, persistente e acompanhada de trovoada, entre as 18:00 e as 06:00 de segunda-feira.

De acordo com o aviso do IPMA, na região montanhosa da Madeira são também esperados períodos de chuva, por vezes forte, persistente e acompanhada de trovoada entre as 18:00 e as 03:00.

PUB
PUB
PUB

O aviso laranja é o segundo mais grave numa escala de quatro de avisos meteorológicos e representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Para Porto Santo foi emitido um alerta amarelo devido às mesmas condições atmosféricas, entre as 21:00 e as 06:00 de segunda-feira e a ilha da Madeira está também sob aviso amarelo em diferentes zonas, o que significa que a situação meteorológica representa risco para determinadas atividades.

Na costa norte, além da precipitação, o IPMA alerta para a agitação marítima, com ondas que podem chegar aos quatro metros de altura, tal como na costa sul, onde além da agitação marítima está previsto vento forte, com rajadas até 75 quilómetros por hora.

Nas regiões montanhosas da Madeira o vento forte de sudoeste pode originar rajadas que podem atingir os 95 quilómetros por hora em vários períodos do dia.

Ilhas dos Açores sob aviso amarelo devido à chuva e agitação marítima

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu para todos os grupos dos Açores um aviso amarelo, que vigora a partir das 11:00 até terça-feira, relativo a precipitação, vento e agitação marítima.

PUB
PUB
PUB

Nas ilhas do Grupo Central (Faial, Pico, São Jorge, Terceira e Graciosa) o aviso amarelo vigora das 11:00 (mais uma hora em Lisboa) até às 00:00 de terça-feira.

No Grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), o aviso do IPMA está em vigor entre as 11:00 e as 00:00 de terça-feira.

No Grupo Ocidental (Flores e Corvo), o aviso vigora entre as 03:00 de segunda e 00:00 de terça-feira.

O aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Uma newsletter para conversarmos - Decisão 22

Envie-nos as suas questões e sugestões de temas, responderemos pela caixa do correio

Saiba mais

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados