Miguel Albuquerque oferece presidência do Parlamento regional ao CDS-Madeira

28 mai, 13:09
Miguel Albuquerque após vitória na Madeira (Gregório Cunha/Lusa)

Continuam as negociações, contactos e reuniões entre os diversos partidos para se resolver o impasse em curso

O CDS foi recebido esta terça-feira por Miguel Albuquerque no Palácio do Governo, antes de se reunir com o representante da República. Numa fase em que há um impasse governativo - o PS e o JPP anunciaram um acordo mas precisam de mais apoios para formarem maioria -, Miguel Albuquerque ofereceu a José Manuel Rodrigues, presidente do CDS-Madeira, a presidência do Parlamento regional.

O Chega continua a bloquear a solução PSD+CDS porque exige que Miguel Albuquerque se afaste e a IL não apoia uma solução PS+JPP - tendo também manifestado que defende o afastamento de Miguel Albuquerque. O PAN, que apoiou o anterior Governo de Miguel Albuquerque, mantém-se neutro e continua sem ser contactado.

A solução de Governo na Madeira está assim num impasse: o PS tem 11 deputados e o JPP 9, mais um que os 19 do PSD. O Chega tem 4, o CDS 2, a IL 1, tal como o PAN. BE e CDU não elegeram. Para haver maioria parlamentar são necessários 24 mandatos.

Portanto: a solução do PSD tem a oposição pública de PS e JPP, além do Chega e da IL (se Miguel Albuquerque se mantiver irredutível em sair) - logo 25 votos contra. A posição do PS e do JPP tem a oposição de PSD, Chega e IL, logo 24 votos contra.

Antes deste encontro entre sociais-democratas e centristas, o PS-Madeira e o Juntos pelo Povo (JPP) chegaram a acordo para apresentar uma "solução de governo conjunta" na região de modo a "não viabilizar qualquer solução governativa apresentada pelo PSD". O anúncio foi segunda-feira à noite, tendo sido "formalizada uma declaração de princípios" assente em quatro objetivos - que incluem "a apresentação de uma solução de governo conjunta" ao representante da República na Madeira, de modo a nomear um Governo Regional "apresentado" pelos dois partidos.

Política

Mais Política

Mais Lidas

Patrocinados