Em cima da mesa está a cedência de uma secretaria regional
Os dirigentes de PSD e CDS na Madeira, Miguel Albuquerque e José Manuel Rodrigues, estão a negociar um acordo de coligação para um governo estável na Região Autónoma.
Depois da vitória deste domingo, o PSD conseguiu alcançar os 23 deputados, faltando um para a maioria absoluta.
A CNN Portugal sabe que esse um pode vir do CDS - Nuno Melo já o tinha deixado a entender -, até porque já existem conversações nesse sentido.
O acordo poderá passar mesmo pela inclusão do partido centrista no Governo Regional, num espelho do que acontece no Continente, onde Nuno Melo é ministro da Defesa.
Não se sabe, para já, qual o poder que os centristas terão, mas em cima da mesa está, pelo menos, uma secretaria regional, sendo a mais provável a da Economia ou da Agricultura.
José Manuel Rodrigues terá, assim, abdicado da presidência da Assembleia Legislativa da Madeira, um lugar que ocupava desde 2019.
O acordo deve estar fechado até sexta-feira, dia em que o representante da República vai ouvir os partidos com assento parlamentar.
Entretanto, o Presidente da República já fez a sua própria leitura dos resultados, afirmando que os madeirenses optaram pela estabilidade, numas eleições em que Miguel Albuquerque saiu com mais quatro deputados e mais 7%.