Maçons reúnem-se discretamente no Hotel Altis

22 fev 2022, 14:44
Maçons vestem-se a rigor para sessões secretas

Membros do Grande Oriente Lusitano vão debater assuntos internos e aprovar orçamento da obediência numa sala de hotel. Como são mais de 100, a pandemia obrigou-os a sair dos templos do Palácio maçónico. Reunião será liderada por Celso Manata

Mais de 100 maçons do Grande Oriente Lusitano (GOL) vão reunir-se no Hotel Altis, em Lisboa, no próximo dia 26 de fevereiro. A reunião será liderada pelo maçon Celso Manata, ex-diretor geral dos serviços prisionais, que dirige o parlamento maçónico - chamado internamente de Grande Dieta.

O objetivo, apurou a CNN Portugal junto de várias fontes maçónicas, é, entre outros assuntos, aprovar o orçamento do GOL para o próximo ano.

A decisão de fazer os encontros maçónicos em hotéis intensificou-se por causa da pandemia, por existir mais espaço disponível do que nas salas do Palácio no Bairro Alto, onde funcionam os templos para as sessões secretas com rituais.

Na reunião da Grande Dieta, que se vai realizar no Hotel Altis, em Lisboa, estão presentes os lideres, ou seus representantes, das 105 lojas que existem na obediência. Além destes, cada loja pode ainda indicar mais um elemento para ocupar um lugar neste parlamento. Ou seja, caso todos compareçam, podem estar juntos mais de 200 maçons.

Apesar de ser num hotel, as regras são rígidas quanto à discrição exigida para a sessão que tem início marcado para as 14horas.

Esta é a primeira reunião deste parlamento maçónico desde a tomada de posse do novo Grão-mestre do GOL, Fernando Cabecinhas que em dezembro sucedeu a Fernando Lima.

Durante a reunião será ainda escolhido o ‘irmão’ que vai ocupar o cargo principal no grande tribunal maçónico e eleitos outros elementos para outros órgãos.

Celso Manata é membro da loja Fénix do Grande Oriente Lusitano e a 11 de dezembro foi reeleito para presidir a este parlamento dos maçons. 

Já a última grande reunião dos maçons do GOL, que ocorreu em dezembro de 2021, na qual o Grão-mestre tomou posse, tinha sido num hotel, no caso o Corinthia.

Relacionados

Poder

Mais Poder

Patrocinados