Macau eleva nível de alerta devido à passagem do tufão Nesat

Agência Lusa , AM
17 out 2022, 12:37
Macau (AP Photo/Kong)

Escala de alerta de tufão é formada pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, cuja emissão depende da proximidade da tempestade e da intensidade dos ventos

Macau elevou esta segunda-feira o nível de alerta devido à passagem do tufão Nesat próximo do território, anunciou a Direção dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos.

Segundo a mesma fonte, o sinal 3 deverá estar em vigor até ao início da madrugada e às 17:00 (10:00 em Lisboa) o tufão encontrava-se a 400 quilómetros de distância do território, movendo-se em direção à costa do Vietname.

As autoridades indicaram ainda que é relativamente baixa a probabilidade de ser elevado o nível de alerta para sinal 8.

Ainda assim, avisaram para a possibilidade de ocorrerem inundações ligeiras na zona sul do Porto Interior, devido aos fortes ventos e agitação marítima.

A escala de alerta de tufão é formada pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, cuja emissão depende da proximidade da tempestade e da intensidade dos ventos.

Desde 2017, três tufões obrigaram as autoridades a emitir o alerta máximo, com o anterior (Higos) a atingir Macau em agosto de 2020.

Em setembro de 2018, o Mangkhut provocou 40 feridos e inundações graves no território.

Há cinco anos, o tufão Hato, considerado o pior em mais de meio século a atingir o território, causou dez mortos e 240 feridos.

Ásia

Mais Ásia

Patrocinados