42 pessoas arranhadas e mordidas em Yamaguchi pelo macaco-japonês

25 jul, 18:52
Macaco-japonês  (Photo by Tayfun Coskun/Anadolu Agency via Getty Images)

“Inicialmente tinham sido atacadas crianças e mulheres. Mais recentemente, idosos e homens adultos também o têm sido”

O macaco-japonês, endémico ao Japão, nem sempre é um animal pacífico: é considerado uma peste em algumas áreas do país, invadindo por vezes espaços humanos e dizimando colheitas. No entanto, raramente são registados casos como estes: nas últimas semanas, só na cidade de Yamaguchi, 42 pessoas foram arranhadas e mordidas por macacos desta espécie.

“Toda a cidade de Yamaguchi está rodeada por montanhas e não é raro ver macacos”, referiu uma fonte oficial do departamento agrícola da cidade, que preferiu não se identificar. “Mas é raro ver tantos ataques num espaço de tempo tão curto.”

Apesar de a vasta maioria dos ataques ter resultado apenas em ferimentos ligeiros, as autoridades apostam na prevenção. Foram criadas várias armadilhas desde o dia 8 de julho, data dos primeiros incidentes, mas todas se revelaram ineficazes. As autoridades apostam agora em armas tranquilizantes para capturar os animais – numa altura em que a violência dos ataques parece estar a intensificar-se.

“Inicialmente tinham sido atacadas crianças e mulheres. Mais recentemente, idosos e homens adultos também o têm sido”, adianta a mesma fonte.

As incertezas em relação a este invulgar padrão de violência são muitas. As autoridades de Yamaguchi não sabem ainda explicar o que poderá ter motivado esta súbita agressividade da espécie ou se os ataques terão sido causados por vários macacos ou um único animal isolado.

Num momento em que as questões excedem as respostas, os habitantes da cidade vão entretanto partilhando as suas histórias com a comunicação social.

“Ouvi alguém a chorar no piso de baixo, portanto apressei-me a descer”, conta um pai ao jornal japonês “Mainichi Shimbun”. “E foi aí que vi um macaco debruçado sobre o meu filho”.

Até ao momento, não foi capturado nenhum macaco-japonês.

Ásia

Mais Ásia

Patrocinados