Franceses invadem sede da LVMH, empresa do homem mais rico do mundo

13 abr 2023, 12:43

Manifestantes entraram no edifício com bombas de fumo e apitos

Dezenas de trabalhadores dos setores da ferrovia, educação e saúde invadiram esta quinta-feira, em Paris, a sede da LVMH, empresa de produtos de luxo que é detida pela família Arnault, e cujo império coloca o dono, Bernard Arnault, no topo da lista das pessoas mais ricas do mundo, de acordo com a revista Forbes, tendo uma fortuna avaliada em mais de 200 mil milhões de euros.

Um protesto que começou pacífico, mas que se agudizou na chegada a um edifício que muitos franceses entendem ser um símbolo do capitalismo, e que fica perto dos Campos Elísios. Nas imagens retiradas do local é possível ver a confusão causada pelos manifestantes, com bombas de fumo e apitos.

Os cerca de 400 manifestantes partiram da Gare de Lyon, apanhando aí o metro para uma invasão surpresa, que durou cerca de dez minutos, e durante o qual se ouviram as palavras "a rua é nossa".

A LVMH é a empresa responsável por marcas de luxo como a Louis Vuitton ou a Moët Chandon, operando naquele setor há vários anos. Esta quinta-feira, a sua sede foi palco de mais um episódio dos protestos que duram há semanas em toda a França, depois de o governo ter anunciado o aumento da idade da reforma de 62 para 64 anos.

Apesar dos violentos protestos, que já fizeram centenas de feridos, o presidente francês, Emmanuel Macron, não aceita recuar na medida.

 

Europa

Mais Europa

Patrocinados