Deverá ser um dos maiores iates privados residenciais do mundo, quando for lançado, em 2024. Mas como será ter um apartamento de luxo a bordo do Somnio, com 220 metros?
Foram agora reveladas maquetes do interior do navio de 600 milhões de dólares, dando-nos uma amostra do interior daquele que é descrito como o primeiro "iate transatlântico".
Os 39 apartamentos flutuantes, que têm varanda privada ou terraço, deverão ser “totalmente personalizáveis”, e algumas das opções apresentadas incluem enormes camas em forma de concha, amplas salas de estar com vista para o mar, e espelhos de corpo inteiro.
Casas flutuantes
Os preços variam, a partir dos 11 milhões de dólares, e os tamanhos vão desde os 148 aos 603 metros quadrados. O maior apartamento ocupa grande parte do convés superior.
O Somnio, que significa "sonhar'' em Latim, foi concebido pelas empresas Winch Design e Tillberg Design of Sweden, e será construído pelos designers e construtores noruegueses VARD.
As maquetas do interior foram desenvolvidas pela Winch Design, Tillberg Design of Sweden, juntamente com a Luttenberger Design.
Quem adquirir um apartamento na "morada mais exclusiva do mundo" poderá colaborar com uma das equipas de design durante três meses, para "decidir a configuração do quarto e escolher os materiais, mobiliário, iluminação e decoração."
Morada exclusiva
Ginásio, biblioteca, zona de jantar interior e exterior, zonas de vestir “diferenciadas” e uma "ampla sala de estar com uma vista de 270 graus" são algumas das opções disponíveis, embora a disposição vá depender das preferências do comprador.
A identidade dos proprietários será mantida em sigilo, mas todos os residentes terão acesso a serviços completos de receção "caso necessitem de algo tanto a bordo como em terra".
"Enquanto único superiate residencial do mundo, temos o prazer de trabalhar com designers que complementam os nossos padrões exigentes", afirma o Capitão Erik Bredhe, cofundador do Somnio.
"Os proprietários terão apenas as melhores experiências, como é apropriado num iate desta natureza."
Foco na sustentabilidade
De acordo com os designers, a sustentabilidade será um dos principais focos do Somnio, que será construído com "a mais recente tecnologia de motores limpos", juntamente com materiais e produtos para "criar design de interiores ambientalmente responsável com impacto reduzido" sempre que possível.
Alguns dos serviços disponíveis a bordo são uma adega com capacidade para 10 mil garrafas e sala de provas, e ainda um lounge na proa do navio, para além de spa, cinema, restaurantes e um beach club.
Será cobrada aos residentes uma taxa anual para cobrir despesas de manutenção e de reparação, bem como de combustível e alimentação.
Um porta-voz do projeto disse à CNN Travel que o Somnio tem despertado um interesse excecional, desde que foi revelado no início deste ano, estando alguns apartamentos já vendidos.
Neste momento, o The World, que mede 195 metros, é o maior iate residencial privado do mundo, com uma combinação de estúdios, bem como de apartamentos de T1 a T3.