Há sete hotéis portugueses entre os mais luxuosos para 2026: um tem o "melhor restaurante", o outro é o "melhor amigo" do seu animal

4 nov, 13:37
The Rebello Hotel

A lista fica pronta. Do seu lado é só confirmar a agenda… e o orçamento disponível. Estes hotéis mostram que nem todo o luxo tem de brilhar

Já começou a preparar as férias de 2026? Se o sonho e o orçamento permitirem, aqui vão sete sugestões dentro de portas. São os vencedores dos prémios Condé Nast Johansens 2026, que escolhem as unidades mais luxuosas do mundo.

Nesta edição, Portugal tinha 18 hotéis nomeados. Dos sete galardões nacionais, mais um do que há um ano, há três alojamentos que já tinham trazido o troféu para casa em 2025. Contudo, este ano, fazem-no por um motivo diferente.

Os guias da Condé Nast Johansens são considerados uma referência nas viagens de luxo, focando-se no modelo de hotelaria independente. As unidades selecionadas resultaram de uma combinação de votos online, de comentários dos hóspedes e da avaliação dada pela equipa de especialistas desta editora.

Melhor Novo Hotel

A escolha vai para o Altis Porto Hotel – como o nome indica, na Cidade Invicta. É descrito como “um bálsamo holístico para a alma”. Este hotel, que marca a estreia do grupo Altis no Porto, tem a área do bem-estar como prioridade, oferecendo piscina interior, banho turco ou aulas de ioga e pilates. Uma noite no primeiro fim de semana de agosto de 2026, para dois adultos, custa cerca de 245 euros.

Melhor Restaurante

Fica em Amarante e é descrito como “uma peça histórica preciosa, renascida e reinventada”. Chama-se Largo do Paço e é o restaurante do hotel Casa da Calçada, num palacete estilo barroco do século XVI. História e contemporaneidade misturam-se. E a prova disso é a oferta de “fine dining” do restaurante. Uma noite no primeiro fim de semana de agosto de 2026, para dois adultos, está acima dos 460 euros.

Melhor Hotel Urbano

O The Rebello já tinha marcado presença na lista de 2025. Tinha recebido o Prémio dos Leitores. Agora o galardão é diferente. Promete-se “inspiração industrial para o hóspede moderno em Vila Nova de Gaia”, com um convite para conhecer a história do Vinho do Porto. É “perfeito, sem bajulações”, diz o guia, que aconselha a não perder a vista do terraço. Uma noite no primeiro fim de semana de agosto de 2026, para dois adultos, pode começar nos 180 euros.

Melhor Experiência Imersiva

É no meio do Atlântico, na Madeira, que fica o Quinta da Casa Branca, com os seus “jardins exuberantes, design inovador e elegância tradicional”. Se procura um toque mais clássico, nada como reservar uma noite na casa senhorial do século XX. A “paz e a privacidade estão garantidas”. Uma noite no primeiro fim de semana de agosto de 2026, para dois adultos, pode começar nos 340 euros.

Melhor ‘Pet Friendly’ - Amigo dos Animais

Em 2025, o Sobreiras Alentejo Country Hotel surgia nesta lista como o melhor hotel rural na Europa. Nesta nova edição, junta-se outro motivo para ficar neste alojamento em Grândola: se levar o seu animal de estimação, ele será recebido com pompa e circunstância. “Elegância simples e moderna no Alentejo rural”, promete a Condé Nast. Uma noite no primeiro fim de semana de agosto de 2026, para dois adultos, arranca nos 200 euros.

Melhor para Reuniões e Eventos

Outro repetente. Se em 2025 era destacado como a escolha para um momento de romance, o Grande Real Villa Itália Hotel & Spa mostra agora que tem outra faceta, mais executiva. É uma “residência real transformada em refúgio de cinco estrelas em Cascais”. Aqui viveu o último rei de Itália, Umberto II. Uma noite no primeiro fim de semana de agosto de 2026, para dois adultos, irá custar-lhe pelo menos 424 euros.

Melhor por Sustentabilidade e Práticas Ecológicas

O impacto do turismo é cada vez mais uma preocupação. E é aqui que se distingue o Gandum Village – Conscious Boutique Hotel, onde se oferece “luxo e conforto sustentáveis ​​com um toque de aventura”. Este alojamento, perto de Montemor-o-Novo, tem um restaurante com o conceito “da horta para a mesa” e já plantou mais de 50 mil árvores, para vincar o seu compromisso com a regeneração ambiental. Uma noite no primeiro fim de semana de agosto de 2026, para dois adultos, irá custar-lhe pelo menos 275 euros. Há uma estada mínima de duas noites.

Nota: os valores apresentados neste artigo resultam de uma simulação na plataforma de reservas Booking a 4 de novembro. No caso da Quinta da Casa Branca foi feita no site do alojamento.

Viagens

Mais Viagens

Na SELFIE

Mais Lidas