Parlamento autoriza deslocação de Marcelo ao Brasil para posse de Lula da Silva

Agência Lusa , MJC
16 dez 2022, 14:23
Marcelo Rebelo de Sousa inicia visita a Cabo Verde (Lusa)

O Presidente da República irá viajar entre 30 de dezembro e 2 de janeiro

 A Assembleia da República autorizou a deslocação do Presidente da República ao Brasil, entre 30 de dezembro e 2 de janeiro, para assistir à posse do seu homólogo Lula da Silva.

O projeto de resolução apresentado pelo presidente do parlamento, Augusto Santos Silva, foi aprovado apenas com votos contra do Chega e a favor das restantes bancadas e deputados.

Marcelo Rebelo de Sousa requereu à Assembleia da República, como obriga a Constituição, o assentimento para se deslocar ao Brasil, entre os dias 30 de dezembro e 2 de janeiro de 2023, “a convite do seu homólogo brasileiro eleito, para assistir à cerimónia da sua tomada de posse, bem como para efetivar contactos bilaterais com as entidades presentes”.

Em novembro, o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Presidente eleito do Brasil, Lula da Silva, reuniram-se durante cerca de uma hora e quinze minutos no Palácio de Belém, em Lisboa.

Na mesma ocasião, Lula da Silva foi recebido pelo primeiro-ministro português, António Costa.

O Presidente eleito do Brasil visitou Portugal depois de ter participado na 27.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP27), em Sharm el-Sheikh, no Egito.

Brasil

Mais Brasil

Mais Lidas

Patrocinados