Jorge Moreira da Silva vai ser candidato à liderança do PSD

1 abr 2022, 19:00
Jorge Moreira da Silva

O antigo dirigente do partido avança contra Luís Montenegro na disputa que terá lugar dia 28 de maio.

Há um novo ciclo político no país, e haverá também no PSD dentro de poucas semanas.

A TVI e a CNN Portugal apuraram que Jorge Moreira da Silva vai mesmo entrar na corrida à liderança do Partido Social Democrata. Aos 50 anos, quer chegar à presidência dos sociais-democratas e ser alternativa a Luís Montenegro. Já o anunciou às pessoas mais próximas e já está a preparar a saída do cargo que ocupava há vários anos, como diretor-geral da OCDE, em Paris, já que o exercício destas funções seria incompatível com a nova missão que vai assumir.

É o passo mais arriscado da vida política de alguém que já ocupou quase todos os cargos. Foi líder da JSD nos anos 90, esteve vários anos no Parlamento como deputado e em Bruxelas como eurodeputado. Chegou ao Governo com Durão Barroso como secretário de Estado da Ciência e Ensino Superior. Chegou depois ao ambiente, primeiro como secretário de Estado e depois como ministro do Ambiente, já no Governo de Passos Coelho, de quem foi vice-presidente no partido.

O tema das alterações climáticas tem sido uma das suas grandes causas, a par da cooperação e desenvolvimento.

Jorge Moreira da Silva esteve tentado a avançar noutras ocasiões e foi dando sinais de que não fechava a porta a uma eventual candidatura.

Agora é de vez. A corrida pela sucessão de Rui Rio só tinha um jogador no terreno. Agora entra em campo Moreira da Silva.

Partidos

Mais Partidos

Patrocinados