PS e Governo estão "em sintonia" quanto ao perfil do futuro procurador-geral da República
O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, assumiu esta sexta-feira estar em sintonia com o Governo no que diz respeito ao perfil da ou do futuro procurador-geral da República.
“É muito importante que o próximo ou a próxima procuradora-geral da República tenha a capacidade de liderança e a capacidade de comunicação, entre outras, estas duas qualidades são muito importantes”, destacou Pedro Nuno Santos.
O líder socialista afirmou saber que “são duas qualidades também que a senhora ministra da Justiça entende serem necessárias no perfil do procurador ou da procuradora” que sucederá a Lucília Gago e sobre isso “existe sintonia”.
“Quanto ao nome, nós não somos parte”, disse, quando questionado quem apontaria para o cargo e lembrou que o que está previsto na Constituição é que seja apresentada uma proposta pelo Governo e a nomeação seja do Presidente da República.
Pedro Nuno Santos falava ao jornalistas à chegada à Feira de São Mateus, em Viseu, onde se reuniu com diversos autarcas e militantes num jantar no interior do certame que este ano realiza a 632.ª edição.
Questionado quando é que foi a última vez que falou com Luís Montenegro sobre “uma ideia” para o país, Pedro Nuno Santos manteve o silêncio para depois dizer que já tiveram “oportunidade de conversar” e que continuará “sempre disponível para o fazer, com todo o gosto, com o senhor primeiro-ministro”.