Há ainda vários feridos graves
Um avião de carga da UPS despenhou-se pouco depois de levantar voo no aeroporto de Louisville, Kentucky, na região centro-leste dos Estados Unidos, provocando pelo menos 11 mortos, além de vários feridos e desaparecidos, adiantaram as autoridades norte-americanas.
No mais recente balanço, o mayor de Louisville confirmou mais duas mortes, elevando o total para 11, adiantando ainda que este número vai subir para 12 até ao final do dia. Craig Greenberg informou ainda que "há vários desaparecidos".
We can now confirm 11 fatalities, and we expect that number to rise to 12 by the end of the day.
— Mayor Craig Greenberg (@LouisvilleMayor) November 5, 2025
Several individuals remain unaccounted for. Please keep the victims, their families, and everyone affected by this tragedy in your thoughts and prayers.
O voo 2976 da UPS despenhou-se por volta das 17:15 [22:15 em Lisboa] de terça-feira, pouco depois de ter descolado com destino ao Havai. A bordo do McDonnell Douglas MD-11 seguiam três tripulantes, segundo a empresa.
O local do acidente reportado foi no cruzamento da Fern Valley Road com a Grade Lane, na extremidade sul do aeroporto.
Quatro dos mortos não estavam no avião e terão sido vítimas colaterais do incêndio gerado pela queda.
Entre os vários feridos, alguns sofreram ferimentos "muito graves", indicou o governador do Kentucky.
Imagens de uma estação de televisão mostraram um grande rasto de chamas e uma coluna de fumo a sair de um parque de estacionamento enquanto camiões de bombeiros tentavam apagar o incêndio.
O governador disse que uma empresa, a Kentucky Petroleum Recycling, terá sido “atingida em cheio”, e uma fábrica de peças automóveis nas proximidades também foi afetada.
“Não sabemos quanto tempo levará para que a área seja considerada segura”, disse o chefe da polícia de Louisville, Paul Humphrey.
O maior centro de distribuição da UPS fica em Louisville, e a empresa anunciou na noite de terça-feira que tinha interrompido a triagem de encomendas no centro, sem informar quando as atividades seriam retomadas.
O centro emprega milhares de funcionários, realiza 300 voos diários e faz a triagem de mais de 400 mil encomendas por hora.
A UPS reconheceu o acidente num breve comunicado e informou que o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes norte-americano vai conduzir uma investigação.