Gestor da Lone Star vende propriedade do Novo Banco à mulher a preço reduzido

31 mar, 07:51
novobanco

REVISTA DE IMPRENSA || No centro do negócio está Volkert Schmidt

A Herdade da Ferraria, uma propriedade de 268 hectares à beira-mar no Meco, foi vendida pelo Novo Banco em 2022 por apenas 1,5 milhões de euros, estando classificada como rústica e devoluta, apesar de ter capacidade edificável de mais de 50 mil metros quadrados, avança o jornal Público.

No centro do negócio está Volkert Schmidt, então presidente da GNB Real Estate, responsável pelo portefólio imobiliário do Novo Banco e gestor ligado ao fundo norte-americano Lone Star.

Em 2024, a propriedade foi vendida a Ana Flor Argos, mulher de Schmidt, o que levantou suspeitas de conflito de interesses.

A venda faz parte de um histórico de alienações de ativos do Novo Banco abaixo do valor de mercado, um padrão que se intensificou após a sua aquisição pelo Lone Star em 2017.

Desde então, várias operações imobiliárias levantaram questões sobre falta de transparência, sendo que Schmidt desempenhou um papel central na gestão desses ativos, acumulando cargos no Novo Banco e na Hudson Advisers, empresa do Lone Star.

O caso da Herdade da Ferraria ilustra como interesses privados se articularam nos bastidores. Documentos revelam que a GNB sabia da elevada capacidade construtiva da propriedade, mas omitiu essa informação no processo de venda. Inicialmente, três investidores adquiriram o terreno, mas, em 2024, este passou para a posse da mulher de Schmidt. O gestor, que já havia desmantelado a equipa imobiliária do Novo Banco e promovido vendas massivas de ativos abaixo do valor contabilístico, enfrenta agora críticas por possível favorecimento pessoal.
 

Economia

Mais Economia
IOL Footer MIN