Liz Truss pede "desculpa pelos erros", mas garante que vai liderar os Conservadores nas próximas legislativas

17 out 2022, 22:39
Liz Truss (AP Photo)

Truss afirmou que o seu primeiro mês no cargo “não foi perfeito”, mas sublinhou que os erros cometidos já foram “corrigidos” e que seria uma “irresponsabilidade” não o ter feito

A primeira-ministra britânica Liz Truss pediu esta segunda-feira desculpa pelos “erros que foram cometidos” durante o seu primeiro mês enquanto chefe de Governo.

“Eu quero aceitar a responsabilidade e pedir desculpa pelos erros que foram cometidos”, disse Truss, em entrevista à BBC.

A primeira-ministra despediu o seu ministro das Finanças, Kwasi Kwarteng, ao fim de apenas 38 dias no cargo e após o choque fiscal que aplicaram ter gerado consequências nefastas para a economia britânica.

Truss afirmou que o seu primeiro mês no cargo “não foi perfeito”, mas sublinhou que os erros cometidos já foram “corrigidos” e que seria uma “irresponsabilidade” não o ter feito. "Continuo empenhada na visão [de crescimento], mas teremos de a concretizar de uma forma diferente", afirmou.

O novo ministro das Finanças, Jeremy Hunt, reverteu quase todos os cortes de impostos anunciados por Truss há cerca de um mês. A decisão permitiu que a economia britânica voltasse a ganhar algum fôlego, mas é vista em Inglaterra como uma humilhação para a primeira-ministra, que vê uma das suas grandes bandeiras falhar em pouco tempo.

A BBC refere que, entre os parlamentares do Partido Conservador, já há quem esteja a tentar remover Liz Truss do cargo. No entanto, a ex-ministra dos Negócios Estrangeiros de Boris Johnson não se revela intimidada, garantindo que irá liderar os Tories nas próximas eleições legislativas.

“Eu vou liderar os Conservadores nas próximas eleições. Não estou preocupada com debates internos do Partido Conservador. O importante é que fui eleita para este cargo para servir o meu país. Estamos a atravessar tempos difíceis, não podemos simplesmente passar o nosso tempo a falar do Partido Conservador. É essa a mensagem para os meus colegas”, disse a líder britânica.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados