Liz Truss é oficialmente primeira-ministra do Reino Unido

Andreia Miranda , com Lusa
6 set 2022, 12:57

Nova líder conservadora foi indigitada pela rainha Isabel II e irá agora formar governo

Liz Truss é oficialmente primeira-ministra do Reino Unido. Depois de ter vencido as eleições do Partido Conservador, na segunda-feira, e após a demissão do primeiro-ministro cessante Boris Johnson, viajou até Balmoral, na Escócia, para a formalização do cargo perante a rainha Isabel II. A nova líder conservadora foi indigitada pela monarca e irá agora formar governo.

Boris Johnson também oficializou a saída em Balmoral, minutos antes, cerca das 12:00, onde chegou de manhã com a esposa, Carrie.

Num comunicado, o Palácio de Buckingham refere que Johnson "apresentou a sua demissão como primeiro-ministro e Primeiro Lorde do Tesouro, que sua majestade teve o prazer gracioso de aceitar”.

Liz Truss, de 47 anos, ganhou as eleições na corrida à liderança do Partido Conservador, com 57% dos votos, contra o antigo ministro das Finanças Rishi Sunak, embora com uma vantagem menor do que indicavam as sondagens.

A ministra dos Negócios Estrangeiros cessante será a terceira mulher primeira-ministra do Reino Unido, após Margaret Thatcher e Theresa May, e a quarta política a ocupar o cargo em seis anos.

Ao contrário do habitual, e devido aos problemas de mobilidade da monarca de 96 anos, Isabel II recebeu a demissão de Johnson e indigitou a nova primeira-ministra no Castelo de Balmoral, na Escócia, a sua residência de verão.

No passado estas formalidades eram cumpridas no Palácio de Buckingham, em Londres, a curta distância do parlamento em Westminster, e da residência oficial do primeiro-ministro, em Downing Street.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados