Lixo de foguetão chinês avistado nos céus de Portugal e Espanha

21 jun 2022, 13:01
Lixo espacial

Detritos foram confundidos com meteoritos nas redes sociais

Detritos de lixo espacial foram avistados em várias zonas de Portugal e Espanha na última noite. Nas redes sociais, há vários relatos de avistamento de bolas de fogo a deslocarem-se no céu, no final da noite de segunda-feira e às primeiras horas da madrugada desta terça-feira.

De acordo com a Rede de Investigação de Meteoritos de Bolas de Fogo, um projeto espanhol que reúne especialistas de várias instituições, trata-se de detritos de um foguetão chinês, que fez parte do transporte de astronautas chineses para a estação espacial chinesa.

“A nossa rede registou a reentrada do foguetão chinês CZ-2F em Espanha na última noite”, escreveu o projeto no Twitter.

Na verdade, não foi apenas em Espanha que os detritos foram avistados. De acordo com o jornal ABC, os vídeos mais impressionantes foram filmados em várias zonas da Andaluzia, como Sevilha e Huelva, mas em zonas como Madrid e Toledo. Em Portugal, há relatos de avistamentos nas regiões do Algarve, do Alentejo e também de Lisboa.

Os detritos deram entrada na atmosfera cerca das 23:30 (hora portuguesa).

Horas antes do avistamento, o portal Frontera Espacial dava conta de que os detritos poderiam cair na zona das Ilhas Canárias. Não há, para já, indicação de onde caíram de facto.

Relacionados

País

Mais País

Patrocinados