Lixo de foguetão chinês avistado nos céus de Portugal e Espanha

21 jun, 13:01
Lixo espacial

Detritos foram confundidos com meteoritos nas redes sociais

Detritos de lixo espacial foram avistados em várias zonas de Portugal e Espanha na última noite. Nas redes sociais, há vários relatos de avistamento de bolas de fogo a deslocarem-se no céu, no final da noite de segunda-feira e às primeiras horas da madrugada desta terça-feira.

De acordo com a Rede de Investigação de Meteoritos de Bolas de Fogo, um projeto espanhol que reúne especialistas de várias instituições, trata-se de detritos de um foguetão chinês, que fez parte do transporte de astronautas chineses para a estação espacial chinesa.

“A nossa rede registou a reentrada do foguetão chinês CZ-2F em Espanha na última noite”, escreveu o projeto no Twitter.

Na verdade, não foi apenas em Espanha que os detritos foram avistados. De acordo com o jornal ABC, os vídeos mais impressionantes foram filmados em várias zonas da Andaluzia, como Sevilha e Huelva, mas em zonas como Madrid e Toledo. Em Portugal, há relatos de avistamentos nas regiões do Algarve, do Alentejo e também de Lisboa.

Os detritos deram entrada na atmosfera cerca das 23:30 (hora portuguesa).

Horas antes do avistamento, o portal Frontera Espacial dava conta de que os detritos poderiam cair na zona das Ilhas Canárias. Não há, para já, indicação de onde caíram de facto.

Relacionados

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

País

Mais País

Patrocinados