Na nota, o Livre expressa o seu pesar pelas vítimas destes incêndios
O Livre adiou esta quarta-feira as suas jornadas parlamentares, que estavam previstas para a próxima semana, para os dias 7 e 8 de outubro, devido aos incêndios que afetam vários pontos do país.
Em comunicado, o partido anunciou que, “face aos incêndios que assolam o país e à gravidade da situação, as jornadas parlamentares, que estavam agendadas para 23 e 24 de setembro, em Elvas, serão adiadas, previsivelmente para os dias 07 e 08 de outubro”.
“O Livre expressa o seu pesar pelas vítimas destes incêndios e a sua solidariedade com todas as pessoas afetadas, bem como com todos os que estão envolvidos no combate aos fogos. Agradecemos a coragem e o empenho de todas as forças envolvidas nesta luta árdua e desigual”, lê-se na nota.
Sete pessoas morreram e cerca 120 ficaram feridas, das quais 10 em estado grave, devido aos incêndios que atingem desde domingo as regiões Norte e Centro do país, nos distritos de Aveiro, Porto, Vila Real, Braga e Viseu, que destruíram dezenas de casas e obrigaram a cortar estradas e autoestradas.
A área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 106 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, que mostra que nas regiões Norte e Centro, já arderam perto de 76 mil hectares.
Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), hoje pelas 12:00, estavam em curso 44 incêndios, dos quais 23 eram considerados ocorrências significativas, que envolviam mais de 3.000 operacionais, apoiados por perto de mil meios terrestres e 19 meios aéreos.
O Governo declarou situação de calamidade em todos os municípios afetados pelos incêndios nos últimos dias e alargou até quinta-feira a situação de alerta, face às previsões meteorológicas.