Lituânia encerrou ainda pontos de fronteira com a Bielorrússia
O aeroporto de Vilnius, na Lituânia, reabriu na madrugada desta quarta-feira, após ter sido encerrado durante várias horas na sequência da entrada de dezenas de balões de contrabandistas provenientes da Bielorrússia no espaço aéreo da capital, avança a Reuters.
A informação foi confirmada pelo próprio aeroporto em comunicado.
O encerramento temporário, no final de terça-feira, foi ordenado pelo Centro Nacional de Gestão de Crises (NCMC) da Lituânia, que também anunciou o fecho de vários postos fronteiriços com a Bielorrússia “em resposta direta à violação do espaço aéreo nacional”.
“A decisão será revista assim que o aeroporto for reaberto”, declarou Vilmantas Vitkauskas, diretor do NCMC, em conferência de imprensa.
As autoridades lituanas não especificaram o conteúdo dos balões, mas fontes oficiais indicam que se tratava de um método de contrabando utilizado para transportar pequenas cargas ilegais - prática que tem vindo a aumentar nos últimos meses, especialmente junto da fronteira com a Bielorrússia, país que Vilnius acusa de fomentar operações híbridas com o objetivo de desestabilizar o país.