Caças espanhóis ativados: aeronaves militares russas entraram no espaço aéreo da Lituânia

CNN Portugal , MP, PF; atualizado às 22:12
23 out, 18:46
Caça russo, Sukhoi Su-30 (fonte: AP)

Lituânia é Estado-membro da NATO. Rússia nega

Duas aeronaves militares russas entraram esta quinta-feira no espaço aéreo da Lituânia durante cerca de 18 segundos, informaram as forças armadas lituanas.
 
As duas aeronaves, um caça Su-30 e um avião de reabastecimento Il-78, estariam possivelmente numa missão de treino de reabastecimento quando violaram a fronteira por volta das 16:00 locais, entrando na Lituânia a partir da região de Kaliningrado, adiantaram as forças armadas, citado pela Reuters.
 
Os caças espanhóis Eurofighter Typhoon da Polícia Aérea do Báltico da NATO foram acionados em resposta e patrulharam a área, de acordo com a mesma fonte.

Horas depois, o Ministério da Defesa da Rússia negou que as suas aeronaves tenham violado o espaço aéreo lituano. "A 23 de outubro, caças russos Su-30 realizaram voos de treino programados sobre o território da região de Kaliningrado (...) os aviões não se desviaram da rota de voo e não violaram as fronteiras de outros Estados", pode ler-se na nota publicada no Telegram.

Esta não é a primeira vez que aeronaves militares russas entram brevemente no espaço aéreo da NATO. A 19 de setembro, a Estónia denunciou uma "violação sem precedentes" por parte de três MiG-31, que entraram no espaço aéreo do país báltico e por lá voaram durante 12 minutos. Na altura, foram acionados F-35 italianos para lidar com a ocorrência.

Poucos dias depois, o governo da Noruega revelou que as aeronaves russas já tinham violado o espaço aéreo do país por três ocasiões só neste ano, a 25 de abril, 24 de julho e 18 de agosto.

Europa

Mais Europa