A nova disciplina visa promover "o pensamento crítico, aliado à resolução de problemas, promovendo a criatividade e a comunicação" dos alunos em várias áreas, das finanças à política e análise de dados
A partir do próximo ano letivo, os alunos do ensino secundário de sete escolas vão ter uma nova disciplina designada "Literacias", integrada no novo Projeto-Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP).
Numa resposta escrita enviada à CNN Portugal, o Ministério da Educação explica que esta nova disciplina vai ser integrada nos currículos de sete escolas que aceitaram o convite para fazer parte do projeto.
A disciplina vai abordar várias literacias, enquadradas "nas áreas de natureza financeira, comercial, laboral, participação democrática, política, análise de dados, entre outras", indica o ministério. A ideia é promover "o pensamento crítico, aliado à resolução de problemas, promovendo a criatividade e a comunicação, além de acentuar a pertinência do trabalho colaborativo", explica o ministério.
As matérias estão organizadas "em diferentes módulos independentes entre si, o que permitirá, por parte das escolas, a seleção das aprendizagens a realizar", "Os módulos propõem uma abordagem a temas práticos, concretos, presentes na realidade, podendo ser abordados sob uma pluralidade de perspetivas, recorrendo a metodologias ativas, indo ao encontro dos interesses e necessidades dos alunos e da sua formação", refere o Ministério da Educação.
Uma vez que não foi estipulada uma carga horária mínima para esta nova disciplina, "as escolas terão autonomia na opção entre os vários módulos propostos, podendo haver alguns deles com carácter obrigatório, outros com carácter facultativo e, ainda, outros que poderão ser criados pelas próprias escolas de acordo com as necessidades do contexto", acrescenta-se no mesmo comunicado.
A disciplina será lecionada consoante as qualificações e habilitações dos docentes e as escolas têm autonomia para decidir sobre a sua organização. "A lecionação da disciplina depende das opções que a escola realizar relativamente aos módulos a trabalhar com os seus alunos. Não se encontra definido um grupo disciplinar específico para lecionar a disciplina de Literacias, sendo a disciplina lecionada de acordo com as qualificações/habilitações dos docentes", explica-se ainda.
Esta disciplina vai ser integrada no currículo de sete escolas que integram, a partir do próximo ano letivo, a nova versão do Projeto-Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP II). São elas o Agrupamento de Escolas de Alcanena, Agrupamento de Escolas de Caneças, Agrupamento de Escolas de Cristelo, Agrupamento de Escolas n.º 3 de Elvas, Agrupamento de Escolas de Marinha Grande Poente, Colégio Pedro Arrupe e Escola Profissional de Jobra.
Este novo projeto visa combater as "limitações" apresentadas nos Cursos Científico-Humanísticos e os Cursos Profissionais do ensino secundário, nomeadamente a "rigidez curricular e a pouca articulação entre disciplinas".
Além da Literacias, o projeto tem outras disciplinas comuns, como Português, Língua Estrangeira I, II ou III, Filosofia, Educação Física e Projeto Pessoal. Os alunos dos Cursos Científico-Humanísticos podem escolher, na componente específica, qualquer uma das disciplinas de entre as que a escola oferece, sendo que, nessa componente, os alunos "podem optar pela frequência de qualquer uma das disciplinas que a escola oferecer", estando essa opção "limitada a uma disciplina bienal e a uma disciplina anual".
Todas estas disciplinas comuns "podem ser concluídas em qualquer um dos anos do ensino secundário, salvaguardando-se a frequência de disciplinas que permitam a realização dos exames finais nacionais necessários para a conclusão deste nível de ensino", refere o mesmo comunicado.