A era digital veio revolucionar a inovação e o respectivo processo de criação - e inspiração - na geração de novas ideias.
Quando falamos de criadores e inventores contemporâneos, falamos necessariamente da capacidade de navegar em plena economia da tecnologia da informação, tendo em vista o progresso e o sucesso contínuo dos seus projectos.
Para tanto, a literacia digital revela ter uma enorme importância no seio dessa economia, podendo mesmo ser considerada a mais valiosa ferramenta de trabalho.
Quando falamos de literacia digital, familiarizamo-nos necessariamente com as seguintes componentes:
- Compreensão de ferramentas e de plataformas digitais: habilidade técnica exigida a criadores e inventores;
- Segurança e privacidade online: observação e conhecimento de princípios básicos de segurança cibernética/criptografia de dados;
- Pesquisa e análise de dados: utilização de motores de busca, bases de dados e ferramentas analíticas para a compreensão de comportamentos de consumo e optimização da funcionalidade de um novo dispositivo;
- Propriedade intelectual, compliance e licenciamento: conhecimento sobre a protecção de direitos, nomeadamente, através de patentes, direitos de autor e marcas registadas e os respectivos meios de defesa destes direitos integrados em plataformas digitais;
- Tecnologias emergentes: conhecimento das últimas tendências e tecnologias resultantes no campo da criação e da inovação: inteligência artificial, realidade virtual, blockchain e outras tecnologias disruptivas com impacto directo nos mais diversos sectores do mercado;
- Gestão de dados e privacidade: compreensão das políticas de privacidade e de protecção de dados na utilização de plataformas digitais e de serviços online como forma de protecção de informações pessoais e de direitos de propriedade intelectual;
- Comunicação e marketing digital: correcta utilização de plataformas de redes sociais, estratégias de conteúdo digital e publicidade online, através de crowdfunding como forma de apoiar o desenvolvimento de novas tecnologias ou parcerias comerciais, para além do recurso às necessárias Creative Commons no âmbito das licenças de cópia e compartilhamento de obras criativas.
Entendemos, portanto, que a literacia digital, no que respeita a criadores e inventores, não se enquadra no simples know-how do uso de tecnologia.
Envolve, pois, uma compreensão profunda de como as ferramentas digitais podem ser usadas para promover e proteger projectos pessoais a expandir no mercado, sendo este o único meio de criadores e inventores se manterem verdadeiramente notáveis na voragem de uma tecnológica actual totalmente megalópole, de ambiente digital altamente competitivo.
Para tanto, não abdique da colaboração de especialistas da área para uma maior projecção e expansão dos seus projectos criativos. Esta sua decisão será sempre a mais valiosa e inovadora das ideias.
(Artigo escrito, por decisão pessoal, ao abrigo do antigo Acordo Ortográfico)