Legislativas: metade dos cabeças de lista do PS vêm do Governo

10 dez 2021, 09:13
António Costa

Dos 19 ministros de António Costa, sete são cabeças de lista dos socialistas às eleições de 30 de janeiro. Marta Temido, Tiago Brandão Rodrigues e Ana Mendes Godinho voltam a ser apostas para liderar círculos eleitorais

Metade dos cabeças de lista do Partido Socialista (PS) às próximas legislativas são membros do Governo. Segundo as listas a serem aprovadas pela comissão nacional do PS, a que o jornal Público teve acesso, dos 19 ministros de António Costa, sete são cabeças de lista dos socialistas às eleições de 30 de janeiro.

Em Lisboa, António Costa deve voltar a liderar a lista à Assembleia da República, com a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva num dos primeiros lugares.

Também o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, volta a encabeçar a lista por Fora da Europa.

Os ministros que se mantêm como número um nas listas são:

  • Ministra do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, na Guarda
  • Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, em Santarém
  • Ministra da Saúde, Marta Temido, em Coimbra
  • Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, em Viana do Castelo
  • Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, em Aveiro

Mas há estreias: a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, está à frente das listas no círculo de Castelo Branco; o secretário de Estado do Planeamento e presidente da federação, Ricardo Pinheiro, em Portalegre; e o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, em Leiria.

A lista do Porto poderá ser encabeçada pelo investigador Alexandre Quintanilha, mas esta decisão poderá ficar fechada apenas na segunda-feira, na comissão política nacional. Já em Vila Real, o número um deverá ser Francisco Rocha, presidente da federação distrital, depois de Ascenso Simões ter anunciado que abandonava o Parlamento.

Em Braga, o secretário-geral adjunto, José Luís Carneiro, substitui Sónia Fertuzinhos. Nos Açores estreia-se como cabeça de lista Francisco César, filho de Carlos César, em substituição de Isabel Rodrigues. 

Na lista de repetentes ao lugar de número um nas respetivas listas está a líder parlamentar, Ana Catarina Mendonça Mendes, em Setúbal, os deputados João Azevedo em Viseu, Jamila Madeira em Faro, Carlos José Pereira na Madeira e Paulo Pisco pelo círculo da Europa. Também o deputado e secretário nacional para a organização do PS, Pedro Carmo, volta a ser cabeça de lista em Beja. 

Segundo a TSF, os atuais deputados Tiago Estevão Martins e Pedro Coimbra também voltam a concorrer à Assembleia da República. Também Marina Gonçalves, secretária de Estado da Habitação, repete o segundo lugar da lista de Viana do Castelo.

Na lista de Lisboa, além de António Costa em número um, vão voltar a surgir a ministra da Cultura, Graça Fonseca, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e presidente da Federação da Área Urbana de Lisboa, Duarte Cordeiro, e os deputados Sérgio Sousa Pinto, Marcos Perestrello e Edite Estrela.

A comissão política nacional do PS reúne-se na próxima segunda-feira para a aprovação final das listas de deputados. Os partidos têm de entregar as listas no Tribunal Constitucional até 20 de dezembro, 40 dias antes das eleições legislativas.

Partidos

Mais Partidos

Patrocinados