Mau tempo: Cinquenta pessoas sem-abrigo e 46 em habitação precária acolhidas em Lisboa

Agência Lusa , WL
30 dez 2022, 15:21
Chuva intensa em Lisboa (imagem Getty)

Entre os apoiados estão 47 migrantes timorenses

Cinquenta pessoas em situação de sem-abrigo, incluindo 47 migrantes timorenses, foram acolhidas em Lisboa, na sequência do mau tempo registado este mês, que também obrigou a soluções alternativas de habitação para 46 pessoas, segundo informação municipal.

A pedido da agência Lusa, a Câmara Municipal de Lisboa atualizou a informação sobre a assistência prestada a pessoas em situação de sem-abrigo na sequência das chuvas intensas dos dias 7, 8, 12, 13 e 20 deste mês, dando conta de que foram acolhidas 50 pessoas, número que atualiza em mais 20 os fornecidos em 19 de dezembro.

“O Núcleo de Planeamento e Intervenção de Sem-Abrigo (NPISA) de Lisboa, em estreita colaboração com os parceiros locais, criou vagas suplementares em Centros de Alojamento Temporário que permitiram o acolhimento de 50 pessoas em condição de sem-abrigo”, informou a autarquia, acrescentando que os centros estiveram em “funcionamento também em período diurno” e que sensibilizaram “os utentes para permanecerem nos espaços, evitando deslocações não essenciais na cidade”.

Na resposta enviada à Lusa, a câmara municipal refere ainda que deu “particular atenção ao grupo de imigrantes de origem timorense a pernoitar na rua” e que, em articulação com o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), acolheu “47 pessoas” pertencentes a este grupo.

“Outros cidadãos timorenses preferiram não aceitar qualquer das soluções oferecidas”, adianta ainda.

Simultaneamente, a autarquia diz que teve de “encontrar soluções alternativas de habitação para cerca de 46 pessoas, que foram forçadas a sair temporariamente das suas casas na sequência do mau tempo”.

A chuva intensa e persistente que caiu durante vários dias de dezembro causou inundações, danos em habitações e comércios, quedas de árvores e cortes de estradas, afetando sobretudo os distritos de Lisboa, Setúbal, Portalegre e Santarém.

Em resposta, a Câmara de Lisboa ativou um plano de contingência para pessoas em situação de sem-abrigo e anunciou a aprovação de um pacote de medidas de apoio no valor de 1,3 milhões de euros.

No dia 21, a autarquia lisboeta aprovou o mecanismo que vai permitir às vítimas das cheias solicitarem apoio financeiro para fazer face aos danos materiais das intempéries, que conta com um fundo de 2,3 milhões de euros.

Relacionados

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados