Distrito de Lisboa regista cerca de 150 ocorrências até às 12:00 por causa do mau tempo

Agência Lusa , AM
22 out 2022, 15:46
Neve

Lisboa esteve sob aviso meteorológico laranja entre as 09:40 e as 12:00 deste sábado por precipitação, devido a períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes

O mau tempo motivou o registo de cerca de 150 ocorrências, sobretudo inundações, no distrito de Lisboa pela Proteção Civil e pelos Sapadores da capital entre as 00:00 e as 12:00 deste sábado.

Fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) disse à Lusa que foram registadas 180 ocorrências naquele período em Portugal continental, a maioria “inundações e quedas de árvores”, sendo Lisboa, que esteve sob aviso meteorológico laranja por mais de duas horas, o distrito mais afetado, com 101 ocorrências.

No segundo distrito mais afetado, Setúbal, foram registadas 14.

Nas 180 ocorrências estiveram envolvidos 557 operacionais, apoiados por 187 meios, sem que, no entanto, “haja registos de estragos ou danos muito significativos”.

Já os Sapadores Bombeiros de Lisboa, responsáveis pelo socorro na cidade, registaram cerca de 50 ocorrências nas últimas horas, sobretudo relacionadas com inundações, mas "todas sem gravidade".

O distrito de Lisboa esteve sob aviso laranja (o segundo mais grave, entre três níveis, e que indica situação meteorológica de risco moderado) entre as 09:40 e as 12:00 deste sábado por precipitação, devido a períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes.

Dezassete distritos de Portugal continental estão este sábado sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, o aviso amarelo vai estar em vigor entre as 09:00 de hoje e as 18:00 de domingo para a maioria destes 17 distritos.

Bragança, Viseu, Évora, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga são as áreas com aviso amarelo para precipitação e alguns destes distritos (de Lisboa, inclusive, para norte) também estão abrangidos por avisos do mesmo nível relativos a agitação marítima, em diferentes períodos, a partir da tarde de hoje e durante o dia de domingo.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados