LinkedIn vai ter de pagar 1,7 milhões de euros a trabalhadoras que ganhavam menos que os homens

4 mai 2022, 15:01
Edifício da LinkedIn em São Francisco (Eric Risberg/AP)

Rede social terá ainda de fazer relatórios nos próximos três anos e implementar um programa de treino sobre "obrigações de não discriminação"

A rede social LinkedIn chegou a acordo com o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos para o pagamento de 1,8 milhões de dólares (cerca de 1,7 milhões de euros) a mulheres que trabalham na empresa, depois de ter ficado provado que receberam consideravelmente menos que colegas do sexo masculino entre 2015 e 2017.

De acordo com um comunicado divulgado pela agência governamental, o LinkedIn negou a equidade salarial a 686 mulheres dos escritórios de São Francisco, bem como na sede, em Sunnyvale, também na Califórnia. As mulheres em causa trabalhavam nos setores de engenharia, marketing e desenvolvimento de produto.

Através de uma avaliação de rotina, o Departamento do Trabalho descobriu que as mulheres em causa tinham sido pagas a “uma taxa significativamente mais baixa” que os seus colegas homens.

“O nosso acordo vai assegurar que o LinkedIn compreende melhor as suas obrigações enquanto empregador federal”, afirmou Jane Suhr, diretora-regional do Programa de Cumprimento de Contratos Federais do Departamento do Trabalho.

Apesar do acordo, o LinkedIn, empresa detida pela Microsoft, nega ter discriminado as funcionárias. “Ainda que tenhamos chegado a acordo neste assunto, não concordamos com a queixa do governo”, diz a empresa em comunicado.

Do dinheiro a ser pago, 1,75 milhões de dólares (perto de 1,66 milhões de euros) dizem respeito à devolução de salário a que as mulheres tinham direito, com outros 50 mil dólares (cerca de 47 mil euros) a serem pagos por compensação.

Ainda como parte do acordo, a LinkedIn comprometeu-se a enviar à agência governamental, nos próximos três anos, relatórios sobre a política de compensações e de ajustes salariais, além de também se ter comprometido a realizar um programa para treino de funcionários sobre “obrigações de não discriminação”.

"Reconhecemos que a igualdade salarial deve ter uma atenção e investimento contínuos", sublinhou a empresa.

Em 2021, segundo dados da rede social, as mulheres ganhavam 0,999 dólares por cada dólar ganho por homens, num universo de cerca de 19 mil trabalhadores em todo o mundo.

“O LinkedIn paga e tem pago aos seus funcionários de forma justa e equitativa em relação ao mesmo cargo”, garantiu a empresa, que indicou, ainda, no comunicado, que os trabalhadores "brancos" ganham exatamente o mesmo que os "de cor".

Sendo um empregador federal (que abrange todo o país), a LinkedIn está debaixo da alçada de uma norma de 1965, que obriga as empresas a dar “oportunidades iguais” aos seus funcionários, não podendo fazer discriminações com base no sexo, identidade de género ou outros fatores.

Ainda assim, a disparidade salarial continua a ser uma realidade nos Estados Unidos, como no resto do mundo. Naquele país, e de acordo com um relatório do Gabinete de Estatísticas de Trabalho, em 2021 as mulheres ganhavam apenas 83% em relação aos homens nas mesmas condições.

A situação tem sido particularmente investigada em empresas de tecnologia, como é o caso, onde as autoridades acreditam que as regras de equidade salarial não são respeitadas para mulheres ou pessoas de cor.

Numa decisão semelhante, a Google chegou a acordo com o Departamento do Trabalho, em 2021, para o pagamento de 3,8 milhões de dólares (cerca de 3,6 milhões de euros) depois de ter sido acusada de contratar e compensar mulheres e funcionários asiáticos de forma discriminatória.

Também no ano passado, o Pinterest chegou a acordo com as autoridades do estado de Rhode Island para o pagamento de 50 milhões de dólares (perto de 47 milhões de euros) para fazer alterações, depois de ter sido acusado de discriminação de género e racial.

Em Portugal, de acordo com um estudo recente do Instituto Superior de Economia e Gestão, as mulheres ganham menos 17% que os homens. De resto, um outro estudo, realizado pela Merck, aponta que apenas em 2052 as mulheres devem conseguir chegar ao mesmo nível salarial dos homens.

Relacionados

Tecnologia

Mais Tecnologia

Patrocinados