Primeiro satélite de madeira do mundo foi lançado para o espaço

5 nov, 19:38
LignoSat, o primeiro satélite de madeira (STR/JIJI PRESS/AFP via Getty Images)

O LignoSat é feito de honoki, com um técnica de artesanato tradicional japonesa que não necessita de parafusos nem de cola

O primeiro satélite de madeira do mundo construído por cientistas japoneses rumou, esta terça-feira, ao espaço. O lançamento foi feito a partir do Centro Espacial Kennedy da NASA.

Chama-se LignoSat e é do tamanho da palma da mão. O aparelho, que faz parte de uma missão da SpaceX, será guiado até à Estação Espacial Internacional e, posteriormente, lançado em órbita onde permanecerá durante seis meses.

O satélite, que foi desenvolvido em conjunto pela Universidade de Quioto e pela empresa madeireira Sumitomo Forestry, tem como objetivo demonstrar que a madeira é um material renovável espacial de qualidade. Os seus sensores eletrónicos medirão como é que a madeira reagirá às temperaturas extremas do espaço, que oscilam entre os 100 ºC negativos e 120 ºC positivos a cada 45 minutos.

"Se conseguirmos utilizar materiais que os humanos podem fabricar e levá-los para o espaço, as pessoas poderão criar uma sociedade sustentável. Por isso, queremos descobrir se a madeira pode ou não ser utilizada no espaço, e foi por isso que fizemos este satélite de madeira", explicou Takao Doi, astronauta e engenheiro japonês que faz parte da equipa de cientistas que desenvolveu o satélite. 

"Com madeira, um material que podemos produzir por nós mesmos, seremos capazes de construir casas, viver e trabalhar no espaço para sempre", acrescentou. 

O LignoSat também avaliará a capacidade da madeira de reduzir o impacto da radiação espacial em semicondutores, um teste útil para aplicações como a construção de centros de dados. "Pode parecer ultrapassado, mas a madeira é, na verdade, tecnologia de ponta. A expansão para o espaço pode revigorar a indústria madeireira", indicou Kenji Kariya, responsável do Instituto de Pesquisa Florestal Tsukuba da Sumitomo.

O LignoSat é feito de honoki, com um técnica de artesanato tradicional japonesa que não necessita de parafusos nem de cola. Depois de um teste experimental a bordo da Estação Espacial Internacional que durou dez meses, os cientistas concluíram que a madeira desta espécie de magnólia nativa do Japão é a mais adequada para naves espaciais.

Relacionados

Ásia

Mais Ásia

Mais Lidas

Patrocinados