Números dos vimaranenses mostram subida de rendimento desde que o novo treinador chegou. Técnico de Mirandela notabilizou-se na Liga Conferência. Este sábado, há um duelo decisivo para as contas dos dois lados
É a ironia do destino. Rui Borges vai defrontar o Vitória de Guimarães na última jornada da Liga e pode sagrar-se campeão perante a antiga equipa.
No sábado, o treinador do Sporting terá pela frente o conjunto orientado por Luís Freire, que também ainda está na luta por assegurar o quinto lugar e consequente presença nas provas europeias.
Borges esteve em Guimarães até à 15.ª jornada e deixou a equipa no sexto lugar, a quatro pontos do quinto classificado (Santa Clara). Daniel Sousa ocupou o cargo apenas durante duas rondas e Luís Freire entrou à 18.ª jornada, levando os minhotos ao quinto posto, agora em igualdade pontual com os açorianos (54).
Na antecâmara do duelo entre os treinadores em Alvalade, o Maisfutebol foi perceber o rendimento do V. Guimarães com os dois treinadores ao leme e, à boleia dos dados do SofaScore, constata-se uma melhoria nos vimaranenses desde a chegada de Freire.
Desde logo, Luís Freire soma 16 jogos no campeonato, nos quais alcançou oito vitórias, cinco empates e três derrotas. Já Rui Borges, em 15 partidas, obteve seis triunfos, o mesmo número de empates e mais um desaire.
Contas feitas, com Freire, os vitorianos somaram, em média, 1.813 pontos por jogo. Por outro lado, Borges registou 1.533 pontos por jogo durante a estadia na Cidade Berço.
Os dados estatísticos atestam que o Vitória melhorou no plano defensivo. Os vimaranenses encaixaram, em média, menos de um golo por jogo (0.81) com Luís Freire no banco, enquanto esse registo foi de 1.06 com o técnico de Mirandela. A equipa também conseguiu manter a baliza a zeros em metade dos jogos com o novo treinador – Rui Borges somou cinco encontros sem sofrer golos.
Quanto ao ataque, há maior equilíbrio, sobretudo no que toca a golos marcados. E, aqui, Rui Borges até leva a melhor. Com o atual técnico do Sporting, o V. Guimarães anotou 1.333 golos por jogo, ao passo que esse registo é de 1.312 com Luís Freire.
Ainda assim, o treinador da Ericeira aumentou a posse de bola da equipa – 58,8 por cento contra 55,1. Os minhotos também fazem, em média, mais um remate por jogo.
Num balanço geral, a classificação SofaScore do V. Guimarães com Rui Borges era de 6.88 numa escala de 0-10. Com Luís Freire, a pontuação está em 6.97.
Freire em grande na segunda volta, Borges destacou-se na Liga Conferência
Existem, ainda, outros dados que jogam a favor de Luís Freire. O V. Guimarães já leva 29 pontos nesta segunda volta, enquanto na primeira ficou-se pelos 25. Se só contarmos a segunda metade da Liga, os vitorianos ficariam na quarta posição.
Outra curiosidade prende-se com o facto de V. Guimarães e Sporting dividirem o estatuto de segunda melhor defesa na Liga na segunda volta, com 13 golos sofridos, um feito apenas superado pelo Sp. Braga (dez).
Não obstante estes dados, importa não esquecer que o V. Guimarães começou a época bem cedo e, apesar do rendimento no campeonato ter oscilado, a equipa esteve em excelente plano na Liga Conferência. Rui Borges somou seis vitórias nos seis jogos disputados nas eliminatórias da prova e, a acrescentar a isso, manteve a equipa vitoriana sem derrotas na fase de grupos (quatro vitórias e dois empates). De resto, só o Chelsea fez melhor.
Sporting e V. Guimarães têm encontro marcado para as 18h00 deste sábado, em Alvalade, num duelo que poderá seguir AO MINUTO no Maisfutebol.
