Benfica: «manita» em 45 minutos, oito anos depois

5 fev 2018, 18:34
Benfica-Rio Ave (Lusa)

«Águias» não faziam cinco golos na mesma metade desde 2009

Para vencer o Rio Ave, no passado sábado, o Benfica construiu uma goleada em apenas 45 minutos. A equipa de Rui Vitória ao descanso a perder por um a zero, mas na segunda parte acabaram por marcar cinco golos sem resposta. Uma produção ofensiva pouco habitual, a ponto de ser preciso recuar oito anos para encontrar um registo idêntico.

Desde 2009 que o Benfica não conseguia uma mão cheia de golos (ou «manita», como dizem os espanhóis) na mesma metade do jogo. A última vez foi a 17 de outubro do referido ano, frente ao Monsanto, na terceira eliminatória da Taça de Portugal.

Nesse encontro, disputado em Torres Novas, a equipa então orientada por Jorge Jesus chegou ao intervalo a vencer por um a zero, com um golo de Felipe Menezes (30m). Na segunda parte então o Benfica marcou cinco golos, dois dos quais apontados por Carlos Martins (47 e 59m). Javier Saviola (84m), César Peixoto (89m) e Fábio Coentrão (90m) foram os autores dos outros tentos.

Se restringirmos a pesquisa a jogos da Liga, então é preciso recuar um pouco mais, até 31 de agosto de 2009. O dia em que o Benfica de Jorge Jesus goleou o Vitória de Setúbal, então treinada por Carlos Azenha, por 8-1.

Nesse encontro da 3ª jornada as «águias» também marcaram cinco golos em 45 minutos, mas logo na primeira metade do encontro, por Javi García (16m), Luisão (21m), Óscar Cardozo (29m), Pablo Aimar (35m) e Ramires (39m).

Cardozo festejou mais dois tentos na segunda parte (65 e 75m) e Nuno Gomes também adicionou o nome à lista de marcadores (85m), antes de Hélder Barbosa apontar o golo de honra da equipa sadina, ao minuto 90.

Oito anos, cinco meses e quatro dias depois (3.079 dias depois, se preferir), o Benfica voltou a marcar cinco golos em 45 minutos, em jogos da Liga, para garantir um triunfo moralizador frente ao Rio Ave.

Benfica

Mais Benfica

Patrocinados