Liga: Proença convoca clubes para discutir novo modelo da UEFA

15 mai, 22:53
Pedro Proença e Sérgio Conceição

Reunião marcada para a próxima semana

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, felicitou neste domingo os clubes pelas conquistas desportivas da época 2021/22, e alertou para o futuro, anunciando uma reunião urgente para discutir o novo modelo que a UEFA vai implementar a partir de 2024.

Embora a época não esteja fechada, por faltar disputar os ‘play-off’ de subida e permanência da Liga e II Liga, Pedro Proença aponta já «para a necessidade de adaptação dos calendários das provas nacionais à realidade induzida pelo novo modelo de competições da UEFA para o pós 2024».

«Estas alterações exigem reflexão e obrigam a um trabalho conjunto que se iniciará, de imediato, com a convocação, já na próxima semana, de todos os clubes participantes nas ligas profissionais para um profundo debate», disse, citado pela agência Lusa.

Proença garante que o objetivo da reunião passa pela «a adequação do futebol português ao novo contexto competitivo europeu [de forma a ] criar condições para que os clubes tenham melhores condições na UEFA, contribuindo, consequentemente, para o ‘ranking’ nacional».

O dirigente reuniu-se também com o secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, para debater a temática da fiscalidade no futebol.

A Liga refere em comunicado que este encontro serviu para «abordar a questão do enquadramento fiscal no futebol profissional, na defesa intransigente das medidas a adotar visando a sua melhoria e evolução».

Em reuniões futuras, o organismo quer debater a diminuição da taxa para os bilhetes de espetáculos desportivos e aumento das atividades passíveis de dedução do imposto, bem como o imposto relativo aos desportistas.

[artigo atualizado]

Relacionados

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Champions

Mais Champions

Patrocinados