FC Porto: líder e invicto, caso raro na Europa

4 fev 2018, 23:53
Sporting-FC Porto (Lusa)

Nas grandes Ligas, Barcelona é a única equipa que ainda não perdeu. E olhando mais fundo também restam poucos sem derrotas. Mesmo numa época em que o tom dominante na grande Europa é de líderes em fuga clara

A derrota do Sporting na Amoreira deixou o FC Porto isolado na frente da Liga e também entregou ao dragão o estatuto de única equipa invicta no campeonato português. É aliás caso raro na Europa. Nas grandes Ligas só o Barcelona se mantém sem derrotas no campeonato, sendo que evitou a primeira neste domingo, com um golo de Piqué perto do fim.

Mesmo olhando mais fundo no futebol europeu há poucas equipas que ainda não tenham perdido nos respetivos campeonatos. Mesmo numa temporada em que várias Ligas, incluindo as «Big 5», já têm um líder destacado.

Na Croácia o Dínamo Zagreb mantém-se invicto ao fim de 20 jornadas, com 15 vitórias e cinco empates cedidos. E na Rep. Checa o Viktoria Plzen também ainda não perdeu ao fim de 16 rondas, tendo apenas cedido um empate até agora.

O campeonato português tinha uma situação única, a de haver duas equipas sem derrotas. Isso acabou ao final da tarde deste domingo, com a vitória do Estoril sobre o Sporting.

Mas a Liga portuguesa também é esta temporada uma exceção se olharmos para a luta pelo título nos principais campeonatos, genericamente bem mais desnivelada. Nesta altura o FC Porto lidera com 52 pontos, mais dois que Benfica e Sporting. Sendo que o equilíbrio de forças nesta altura não está fechado, porque os «dragões» têm meio jogo para cumprir: frente ao Estoril, precisamente, depois do jogo interrompido ao intervalo a 15 de janeiro por causa dos problemas na bancada da Amoreira.

O FC Porto perdia esse jogo por 1-0 aquando da interrupção e antes do acerto dessas contas, a 21 de fevereiro, ainda haverá duas jornadas de Liga pelo meio. Para já, portanto, estão os três rivais separados por dois pontos, com o dragão a recuperar a liderança que tinha perdido na ronda anterior, com o empate frente ao Moreirense.

Das chamadas «Big 5», só a Itália tem a luta pelo título ainda mais apertada nesta altura. O Nápoles vai na frente, mas apenas com um ponto de vantagem sobre a Juventus, segunda. Ambos, isso sim, já com um fosso para o terceiro lugar, onde mora a Lazio, a 14 pontos da liderança.

Veja a classificação da Serie A

Curiosamente, uma mudança de equilíbrio de forças naquele que era nos últimos anos um dos grandes campeonatos de campeão mais previsível. A Juventus, recorde-se, é atualmente hexacampeã, seis «Scudettos» consecutivos.

Há inversão de tendência esta época também noutro campeonato tradicionalmente com uma equipa dominadora: a Liga grega. Nesta altura quem lidera é o PAOK. O Olympiakos, heptacampeão em título, é apenas terceiro, a quatro pontos, depois de ter perdido neste domingo o dérbi com o AEK.

De resto o tom dominante da temporada europeia é de um líder em clara fuga, até em campeonatos tradicionalmente mais equilibrados.

Desde logo Inglaterra, onde um arranque avassalador deu ao Manchester City uma vantagem muito confortável na frente. A equipa de Pep Guardiola já perdeu, ainda assim, um jogo: frente ao Liverpool  E mesmo tendo cedido um empate frente ao Burnley nesta ronda ainda tem uma almofada de 13 pontos para o segundo lugar, onde mora o Manchester United, ao fim de 26 jornadas.

A classificação da Premier League

Em França, depois da vitória do Mónaco na época passada, PSG cedo fez valer o seu maior poderio e leva nesta altura 11 pontos de vantagem para o segundo lugar, que é agora do Marselha. Ainda assim, os parisienses já perderam dois jogos no campeonato. 

Classificação da Ligue 1

Na Alemanha o Bayern Munique, depois do início errático, voltou à normalidade e já leva nada menos que 18 pontos de vantagem sobre o segundo lugar. Mas também já tem duas derrotas.

Classificação da Bundesliga

Quanto a Espanha, o Barcelona já pareceu ser mais dominador e acaba de perder pontos, mas ainda assim a vantagem para o segundo lugar, que é do At. Madrid, é de nove pontos, numa época absolutamente anormal do Real Madrid. Os culés ainda não perderam no entanto qualquer jogo.

Classificação da Liga espanhola

Aliás, sofreram apenas uma derrota em toda a temporada, que já leva 37 jogos, na primeira mão da Taça do Rei frente ao Espanhol. O FC Porto, que já fez 34 jogos, tem até agora duas derrotas na temporada, ambas na Liga dos Campeões, frente a Besiktas e RB Leipzig. O afastamento da Taça da Liga frente ao Sporting não conta como tal, por ter sido decidido no desempate por penáltis.

Olhando por aí, destaque para o Dínamo Zagreb, que não tem em absoluto qualquer derrota esta época. Afastada da fase de grupos da Liga Europa com dois empates frente ao Skenderbeu, a equipa croata tem desde agosto apenas competição doméstica, tendo no total 27 jogos disputados nesta temporada. 

Patrocinados