Dados revelados pela Liga, sendo que 15 por cento das pessoas testaram positivo
Já houve cerca de 40 mil testes realizados à covid-19 no futebol profissional em Portugal, revelou esta sexta-feira a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, através da sua diretora-executiva, Helena Pires, num webinar realizado à margem da final four da Taça da Liga, disputada em Leiria.
No total, desses 40 mil testes, 15 por cento das pessoas que fazem parte da organização (jogadores, equipas técnicas, dirigentes e restante pessoal) em torno das provas profissionais testaram positivo. Estes 15 por cento de agentes desportivos representam 0,98 por cento de todos os intervenientes, num total de 393 pessoas que já testaram positivo.
«Estamos com cerca de 40 mil testes realizados, quando estamos praticamente a meio de uma época desportiva, e registamos que apenas 15 por cento das pessoas que intervêm na organização testaram positivo», afirmou Helena Pires, defendendo que «o futebol profissional soube corresponder ao que eram as exigências da sua retoma».
Helena Pires reconheceu, contudo, que o volume de testes exigido «é um custo enorme para as sociedades desportivas», mas «a única forma de garantir a continuidade do futebol».
«O campeonato futebol e o campeonato covid»
Na mesma sessão, o pneumologista Filipe Froes, que assumiu o papel de consultor da Liga no âmbito da covid-19, considerou que há dois campeonatos a decorrer: o do futebol e o da covid.
«O campeonato de futebol normal e o campeonato covid. Neste campeonato, temos todas as equipas a lutar contra a covid. Este espírito de que há um adversário comum, que é a covid, vai nos fazer crescer e melhorar a segurança do desporto», notou, frisando que é «possível manter uma atividade mesmo em pandemia, assente em princípios de coerência, responsabilidade e cidadania».
Notícia atualizada às 23h58