FPF: Fernando Gomes toma posse e assume relatórios dos árbitros públicos

7 jun 2016, 19:27

Novo presidente assume segundo mandato

A nova direção da Federação Portuguesa de Futebol tomou posse esta terça-feira para o mandato 2016/2020 sob a bandeira da «transparência», com o presidente da FIFA Gianni Infantino a assistir à cerimónia que decorreu na Cidade do Futebol. O presidente Fernando Gomes anunciou que vai avançar com a divulgação dos relatórios dos árbitros, intenção que já tinha manifestado no programa da sua candidatura, e também pedir à UEFA e à FIFA que levantem a proibição de tornar públicas as notas dos árbitros.

Ainda sob a bandeira da transparência, o presidente reeleito anunciou também a profissionalização em exclusividade dos conselhos de disciplina e de arbitragem. «Proporei amanhã mesmo à direção da FPF que profissionalize, em regime de exclusividade, os cargos de presidente do Conselho de Disciplina e do Conselho de Arbitragem. Pedimos desde já à FIFA e à UEFA que reflitam também sobre a proibição da divulgação das notas de cada árbitro. Estamos num mundo escrutinado, o adepto vê tudo, aprende quase tudo e assiste, em campo, ao desempenho de todos os protagonistas», referiu, lembrando que os relatórios das equipas de arbitragem em Portugal passarão a ser públicos.

Fernando Gomes dirigiu-se depois ao presidente da FIFA deixando expresso o desejo de novos tempos soba direção do dirigente italiano. «A presença do presidente da FIFA nesta sala tem tanto de simbólica quanto de justa, para o futebol de Portugal e para esta Federação. Portugal cresceu a sua representatividade na UEFA ao longo dos últimos quatro anos. Sentimos que as portas da FIFA estavam completamente fechadas e que hoje a honra que nos dá a todos com a sua presença mostra bem o quanto isso mudou», afirmou.

Elogios retribuídos por Gianni Infantino em «portunhol», como referiu o presidente da FIFA, antes de se expressar numa mistura entre o espanhol, o português e o italiano. «Como presidente da FIFA quero que os países como Portugal me possam ajudar a liderar a FIFA. Tal como Fernando Gomes, falamos pouco e agimos muito. A FIFA está ao lado da Federação Portuguesa e vamos trabalhar juntos para o bem do futebol. Para um futebol novo, moderno, com vídeo árbitro, com transparência e humildade», afirmou, elogiando ainda a estrutura da Cidade do Futebol.

Discursos à parte, todos os órgãos sociais da FPF tomaram posse, numa cerimónia em que José Fontanelas Gomes, antigo árbitro que substituiu Vítor Pereira à frente do Conselho de Arbitragem, foi um dos mais aplaudidos da tarde.

Patrocinados