Liga: quem está melhor e pior em relação a 2024/25 à oitava jornada

6 out, 21:30
FC Porto-Benfica (EPA/FERNANDO VELUDO)

Pior do que o Sporting, só AVS e Santa Clara (e segue-se-lhes o Sp. Braga). FC Porto melhor, Benfica pior. Gil Vicente, Nacional e Moreirense com maiores melhorias. Quatro clubes estão iguais

Cumprido quase um quarto do campeonato na Liga portuguesa (oito de 34 jornadas, mais precisamente 23,5 por cento do calendário) e seguindo-se agora a pausa para as seleções, o registo pontual das equipas e consequentes classificações mostram algumas diferenças em relação ao que se verificava na época passada, ao fim das oito primeiras rondas.

Desde logo, o líder é diferente. O FC Porto comanda a Liga, quando na época passada era o Sporting, então 100 por cento vitorioso. E os dragões são mesmo, entre os ditos “três grandes”, os únicos com melhoria pontual.

O Sporting piorou e, com maior quebra pontual do que os leões no período analisado, só o último classificado, o AVS, além do Santa Clara. O Benfica também está pior, Gil Vicente, Nacional e Moreirense são os clubes com maior subida pontual e há quatro clubes com iguais registos a 2024/25.

FC Porto “ganha” seis pontos ao Sporting, Gil Vicente em destaque

Com 22 pontos, o FC Porto de Francesco Farioli soma mais um do que o que a equipa então comandada por Vítor Bruno conseguiu no arranque da Liga. E o aproveitamento acaba por ditar, não só a liderança, como um “ganho” de seis pontos ao Sporting, que se em 2024/25 não perdeu pontos até à oitava jornada, com Ruben Amorim, nesta temporada já perdeu cinco com Rui Borges. Ou seja, o FC Porto estava com três de desvantagem há um ano. Agora está três à frente.

Para o Benfica (que começou com Bruno Lage e agora tem José Mourinho ao leme e que tem menos um ponto em relação às oito primeiras jornadas da última época) o FC Porto tem quatro pontos de vantagem, dobrando assim a diferença de dois positivos que tinha em 2024/25.

Ainda no positivo, em termos absolutos é o Gil Vicente que está melhor: com 16 pontos e o quarto lugar, a equipa de Barcelos, treinada por César Peixoto, tem mais seis pontos somados. Seguem-se, também em destaque, o Nacional treinado por Tiago Margarido, que tem mais cinco pontos (o dobro da época passa) e o Moreirense, de Vasco Botelho da Costa, com mais quatro pontos.

Além dos clubes já mencionados, Arouca e Estrela da Amadora, ambos com mais dois pontos cada, também melhoraram.

AVS e Santa Clara no pior, seguidos pelo leão

No sentido inverso, o AVS regista a maior quebra pontual: com um ponto, tem menos oito. O Santa Clara também baixa de forma significativa, com menos sete pontos, quase metade do que em 2024/25. Em terceiro lugar, na maior descida, como já referido, está o Sporting, seguido do Sp. Braga (menos quatro).

Também no negativo estão Vitória (menos três) e Benfica (menos um).

Famalicão, Rio Ave, Casa Pia e Estoril têm exatamente as pontuações que tinham. Alverca e Tondela, como se sabe, disputavam a II Liga.

Posições: Nacional dispara, Santa Clara e AVS com tombo

Quanto à posição na classificação traduzida pelos pontos, o Nacional foi quem mais subiu na tabela. Em 2024/25 era 17.º (penúltimo) em zona de descida e agora é nono. Subiu, por isso, oito lugares. Destaque seguinte para a subida de cinco lugares pelo Gil Vicente e de três do Moreirense.

Ao contrário, e como já indicavam as pontuações absolutas, as maiores quedas na tabela são de Santa Clara (nove lugares) e de AVS (oito).

O comparativo em relação a 2024/25:
1.º: FC Porto, 22 (+1) – era 2.º
2.º: Sporting, 19 (-5) – era 1.º
3.º: Benfica, 18 (-1) – era 3.º
4.º: Gil Vicente, 16 (+6) – era 9.º
5.º: Moreirense, 15 (+4) – era 8.º
6.º: Famalicão, 13 (0) – era 7.º
7.º: Vitória, 11 (-3) – era 5.º
8.º: Sp. Braga, 10 (-4) – era 6.º
9.º: Nacional, 10 (+5) – era 17.º
10.º: Alverca, 10 (estava na II Liga)
11.º: Arouca, 9 (+2) – era 13.º
12.º: Rio Ave, 8 (0) – era 12.º
13.º: Santa Clara, 8 (-7) – era 4.º
14.º: Casa Pia, 8 (0) – era 11.º
15.º: Estrela Amadora, 7 (+2) – era 16.º
16.º: Estoril, 6 (0) – era 15.º
17.º: Tondela, 5 (estava na II Liga)
18.º: AVS, 1 (-8) – era 10.º

Já segue o canal de Whatsapp do Maisfutebol?

Relacionados

Liga

Mais Liga