Dados do SofaScore dão amplo favoritismo aos portistas, apesar de as «Águias» também ainda não terem perdido na Liga
Se a estatística ditasse leis, o Clássico entre FC Porto e Benfica de domingo teria um claro favorito, mesmo que, frente a frente, vão estar as duas equipas ainda invictas na Liga portuguesa. Afinal, os Dragões são os únicos só com vitórias no campeonato, o melhor ataque [a par do Sporting], com 19 golos marcados, e a defesa menos batida da prova, com apenas um sofrido. Mas há mais dados a sustentar esse ascendente azul e branco.
Desde logo o índice de golos esperados até aqui no campeonato. O FC Porto tem um registo superior ao previsto, com 19 golos marcados para um índice xG de 15,39. Já o Benfica marcou por 13 vezes, menos uma do que o expectável pelas estatísticas, de acordo com os dados do SofaScore, parceiro do Maisfutebol.
Ainda no capítulo ofensivo, os portistas criam, em média, mais de quatro grandes oportunidades por jogo [4,14], enquanto os encarnados se ficam pelas três, e rematam mais do que o rival do próximo domingo [16 contra 15,4 por jogo]. Efeitos da máquina de futebol ofensivo que Francesco Farioli montou, em pouco tempo, no Dragão.
O único registo em que o Benfica, agora orientado por José Mourinho, lidera é o de remates consentidos aos adversários. Em média, vê-os atirarem à sua baliza 10,3 vezes por jogo, enquanto o FC Porto permite-o por 11 ocasiões.
De relembrar que este será o segundo Clássico da temporada para o FC Porto, que já venceu o Sporting em Alvalade [2-1], e o segundo jogo frente a equipas que terminaram a última edição da Liga no top 6, depois de ter iniciado a temporada com um triunfo frente ao Vitória [3-0]. Já o Benfica apenas defrontou o Santa Clara [1-1], de entre esse lote de equipas.
Equilíbrio no “onze do Clássico”
Apesar do claro ascendente estatístico do FC Porto, a avaliação média do desempenho dos jogadores das duas equipas feita pelo SofaScore, nas primeiras sete jornadas da Liga, é muito equilibrada. Os Dragões saem-se melhor por apenas 0,3 pontos, e essa diferença está plasmada no melhor onze combinado entre as duas formações, com os portistas a colocarem seis jogadores, mais um dos que os encarnados.
Pelo FC Porto, Diogo Costa é o guarda-redes, Francisco Moura e Jakub Kiwior integram o quarteto defensivo, Victor Froholdt surge no meio-campo e Borja Sainz e Samu no ataque. Os representantes do Benfica são Dedic, Nicolás Otamendi, Fredrik Aursnes, Sudakov e Dodi Lukebakio, este último com uma média um pouco inflacionada pelo facto de ter participado em apenas dois jogos da Liga, até ao momento.
O FC Porto-Benfica joga-se no domingo, a partir das 21h15, no Estádio do Dragão. Um Clássico para acompanhar, ao minuto, pelo Maisfutebol.
Já segue o canal de Whatsapp do Maisfutebol?