V. Guimarães-Sporting vale processos disciplinares e novas multas pesadas

5 abr, 19:50
Vitória Guimarães-Sporting

Jogo da 27.ª jornada da I Liga ficou marcado por confusão nas bancadas do D. Afonso Henriques, a 19 de março

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) instaurou processos disciplinares a Vitória de Guimarães e a Sporting, na sequência dos acontecimentos no duelo da 27.ª jornada da I Liga, disputado a 19 de março, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

No mais recente mapa de castigos do CD, conhecido esta terça-feira, além dos processos disciplinares aos dois clubes, há também novas multas. Recorde-se que vimaranenses e lisboetas já tinham tido um total conjunto de multas de 12 mil euros, dias depois do encontro.

O Sporting foi multado em mais 1.910 euros por «comportamento incorreto do público» relacionado com adeptos que, «identificados com camisolas e cachecóis, arrancaram a rede de cobertura da caixa de segurança de acesso ao relvado, tendo motivado o arremesso de cadeiras dos adeptos do Vitória» e ainda em mais 510 euros, também por comportamento incorreto do público por «injúrias» a um ARD [ndr: Assistente de Recinto Desportivo] «com as palavras “vai para o car***”».

O V. Guimarães sofreu também novas multas, mais pesadas, num total de 10.184 euros, por três motivos distintos.

Desse total, 8.670 euros foram por «arremesso de objeto sem reflexo no jogo», nomeadamente «uma tocha luminosa para o interior do terreno de jogo, na zona da grande área», ainda «um flash light aos 23 minutos, para dentro do terreno de jogo, «uma cadeira» arremessada para junto do banco de suplentes e banco suplementar do Sporting» e também «cadeiras arremessadas da bancada sul superior para o terreno de jogo, na zona afeta ao GOA [ndr: Grupo Organizado de Adeptos] White Angels».

Já 1.080 euros foram por «inobservância de outros deveres», designadamente e «entrada de permanência de objetos não autorizados», no caso artefactos de pirotecnia. Outros 434 euros foram por «comportamento incorreto do público» por, na bancada superior, um adepto do Vitória que envergava um cachecol do clube ter sido «identificado e expulso do recinto desportivo por falta de uso de dever de correção para com as autoridades policiais, sendo que o mesmo não acatou de imediato as ordens dos elementos policiais, que lhe solicitaram para moderar o seu comportamento, que não estaria a ser o mais correto, bem como chegou a empurrar os policiais e a vociferar várias vezes em altos gritos a frase: “estais a meter nojo».

Em campo, o Sporting venceu o V. Guimarães por 3-1.

Relacionados

Sporting

Mais Sporting

Patrocinados