CNS mais português a partir da próxima temporada

30 abr 2015, 19:58
Campeonato Nacional de Seniores

Clubes passam a estar obrigados a ter doze jogadores formados localmente na ficha de jogo

O Campeonato Nacional de Seniores (CNS) vai ficar mais português a partir da próxima temporada depois de aprovadas as alterações ao regulamento da competição que corresponde ao terceiro escalão do futebol português.
 
Assim, os clubes passam a estar obrigados a inscrever na ficha de jogo doze jogadores formados em Portugal (dez formados localmente e dois formados no próprio clube), ao contrário dos dez que impõe o regulamento em vigor na presente temporada.
 
Esta primeira época, 2015/16, será ainda de transição e o conceito de jogador formado localmente é aquele que tem entre 15 e 23 anos (atualmente é entre os 15 e os 21 anos) e que esteve registado no clube ou noutro clube registado na Federação Portuguesa de Futebol, de forma continuada ou interpolada, por três épocas completas ou por um período de 36 meses.
 
Uma alteração que tem por objetivo a necessidade de proteção do jovem jogador português e que foi defendida no Fórum de Desenvolvimento do Futebol que decorreu em Olhão em novembro de 2014. Nesse fórum foram ouvidas as opiniões de clubes, liga de Clubes, Sindicato de Jogadores e as associações de árbitros, dirigentes e médicos.
 

Relacionados

Patrocinados