Jota, chefe de Salah a servir o hat trick mais rápido de sempre da Champions

13 out 2022, 09:08

Bellingham também entre os recordes da semana em que foram atribuídas as primeiras vagas nos oitavos

O Liverpool nem está entre o primeiro lote de equipas apuradas para os «oitavos», mas a semana de Champions fica também marcada pela estrondosa goleada da equipa de Jurgen Klopp em Glasgow: 7-1 ao Rangers, que até esteve a vencer.

Diogo Jota até começou o jogo no banco, mas depois assumiu a missão de servir Mo Salah, que tinha entrado pouco antes. Ressalto à parte, a UEFA atribui três assistências ao português, que imitou aquilo que Franck Ribery tinha feito há dez anos com Mario Gomez, numa vitória do Bayern de Munique sobre o Basileia.

Salah marcou três golos no espaço de seis minutos, conseguindo assim o hat trick mais rápido da história da Liga dos Campeões.

O mais incrível ainda é que Salah só precisou de nove toques na bola. A Opta, que recolhe dados da prova desde 2003, diz que nunca viu nada assim em 112 hat tricks.

Uma surpresa belga entre cinco bilhetes

A quarta semana de Liga dos Campeões atribuiu os primeiros bilhetes para os oitavos de final. O destaque vai para o Club Brugge, já qualificado no grupo do FC Porto.

Um feito inédito para o emblema belga, no formato «Champions», imitando aquilo que o Gent tinha conseguido em 2015/16.

Para tal foi preciso segurar um nulo diante do Atlético de Madrid, com Simon Mignolet a assumir o estatuto de herói, com 14 defesas. A Opta nunca tinha acumulado tantas intervenções de um guarda-redes que acabasse o jogo imbatível na prova.

Na fase seguinte vai estar também o Nápoles, equipa com vários nomes em destaque por estes dias, como Giacomo Raspadori, o terceiro italiano a marcar nos três primeiros jogos disputados na competição (depois de Alessandro del Piero e Fabrizio Ravanelli), ou Khvicha Kvaratskhelia, que já teve participação direta em 15 golos, esta época, em todas as competições (sete golos e cinco assistências).

Real Madrid, Bayern de Munique e Manchester City, emblemas com candidaturas fortes à conquista do título europeu, já estão também nos oitavos de final.

No que diz respeito às equipas portuguesas, o Sporting complicou as contas com nova derrota frente ao Marselha, mas Benfica e FC Porto estão em posição em apuramento. As águias arrancaram um ponto ao Paris Saint-Germain, ainda que Kylian Mbappé se tenha tornado o melhor marcador do clube na Liga dos Campeões, e os dragões voaram com Diogo Costa, o primeiro jogador a fazer uma assistência e a defender um penálti num jogo da Liga dos Campeões.

É a juventude a dar cartas, numa semana em que Jude Bellingham, internacional inglês do Borussia Dortmund, tornou-se o terceiro «teenager», depois de Haaland e Mbappé, a marcar em quatro jogos consecutivos da Champions. O norueguês ainda conseguiu somar mais um golo à proeza, mas pode agora ser imitado pelo antigo colega.  

Champions

Mais Champions

Patrocinados