Governo líbio nomeado pelo Parlamento anuncia entrada em Tripoli

Agência Lusa , AM
17 mai 2022, 06:24
Eleições na Líbia (Associated Press)

Confrontos entre grupos armados eclodiram na capital pouco depois

O Governo líbio nomeado pelo parlamento anunciou esta madrugada a entrada na capital, Tripoli, sede do poder executivo rival, que se recusa a ceder o poder.

O serviço de imprensa deste Governo anunciou em comunicado "a chegada do primeiro-ministro do Governo líbio, Fathi Bachagha, acompanhado por vários ministros, à capital, Tripoli, para iniciar os seus trabalhos".

Os confrontos entre grupos armados eclodiram em Tripoli pouco depois da sua chegada, informou a agência de notícias France-Presse.

Em fevereiro, o parlamento, sediado no leste do país, tinha nomeado Fathi Bachagha, antigo ministro do Interior, como novo primeiro-ministro. Mas até agora não conseguiu afastar o atual executivo em Tripoli, liderado pelo empresário Abdelhamid Dbeibah, que tem dito repetidamente que apenas entregaria o poder a um Governo eleito.

O Governo de Abdelhamid Dbeibah nasceu no início de 2020, após um processo político patrocinado pela ONU, com a principal tarefa de organizar eleições parlamentares e presidenciais, inicialmente marcadas para dezembro passado, mas adiadas indefinidamente.

Os rivais políticos sustentam que o seu mandato terminou com este adiamento.

A Líbia está a lutar para emergir de mais de uma década de caos político e conflito armado, após a queda do regime de Muammar Kadhafi em 2011, na sequência da 'Primavera Árabe', marcada por divisões entre instituições 'paralelas' no leste e no oeste do país.

A produção de petróleo, a principal fonte de receitas do país, está de novo refém das divisões políticas, com uma vaga de encerramentos forçados de explorações petrolíferas.

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados