Militar irlandês morto em missão de paz da ONU no Líbano perto da fronteira com Israel

15 dez 2022, 12:40
Incidente com veículo das forças da ONU no Líbano (AP)

Dois veículos blindados que se dirigiam para Beirute foram atacados

Um militar irlandês da força de paz da ONU que opera no sul do Líbano, perto da fronteira com Israel, foi morto e três outros ficaram feridos quando os veículos onde se encontravam foram atacados, disseram fontes irlandesas e da ONU.

O primeiro-ministro irlandês, Micheál Martin, já reagiu, afirmando estar "profundamente chocado e muito triste" com a morte.

“Um comboio com dois veículos utilitários blindados que transportavam oito pessoas para Beirute foi atacado por armas leves” na quarta-feira, disseram os militares irlandeses. “Quatro funcionários foram levados para o Hospital Raee, perto de Sidon, como resultado do incidente."

“Um soldado foi declarado morto ao chegar ao hospital e outro foi submetido a cirurgia e está em estado grave. Os outros dois soldados estão a ser tratados devido a ferimentos leves.”

A força de paz da ONU Unifil disse que o incidente aconteceu perto da vila de Aqibya, fora da área de operações da força, numa faixa ao longo da fronteira sul do Líbano com Israel. Testemunhas disseram à AFP que os veículos foram rodeados por locais em fúria. O incidente está a ser investigado.

A Unifil foi criada em 1978 para monitorizar a retirada das forças israelitas após a invasão do Líbano. Agora com quase dez mil soldados, a força da ONU atua como uma barreira entre Israel e Líbano, que permanecem tecnicamente em guerra.

Relacionados

Médio Oriente

Mais Médio Oriente

Patrocinados