Morte de Liam Payne provoca onda de tristeza e deixa várias perguntas

CNN , Sandra Gonzalez e Jessie Yeung
17 out, 07:54
Liam Payne

Cantor morreu aos 31 anos

Mais de uma hora depois do pôr do sol em Buenos Aires, na quarta-feira, uma carrinha vermelha encostou-se a uma porta lateral do hotel de quatro estrelas CasaSur Palermo para retirar o corpo do antigo membro da banda One Diretion, Liam Payne.

Payne, 31 anos, morreu no início do dia depois de cair do terceiro andar do hotel, de acordo com um comunicado da polícia de Buenos Aires. Enquanto os fãs começavam a reunir-se no exterior do hotel, numa vigília em homenagem ao popular músico, as circunstâncias que rodearam a sua morte ainda não eram claras.

Os funcionários do hotel solicitaram assistência policial urgente pouco antes da queda de Payne, de acordo com uma chamada para o 911 obtida pela afiliada local da CNN, Todo Noticias. “Temos um hóspede que está a consumir drogas e álcool”, diz o gerente do hotel na chamada. “Ele está a partir tudo. Está a destruir o quarto todo”.

O gerente disse que precisavam que “alguém fosse enviado urgentemente”, pois os funcionários não sabiam “se a vida do hóspede estava em risco”.

Os funcionários do hotel não podiam entrar no quarto, onde o hóspede estava alojado “há dois ou três dias”, segundo o gerente durante a chamada.

Pablo Policicchio, diretor de comunicação do Ministério da Segurança de Buenos Aires, disse num comunicado à The Associated Press que Payne “tinha saltado da varanda do quarto”. A polícia dirigiu-se ao hotel em resposta a uma chamada de emergência pouco depois das 17 horas locais, disse Policicchio, alertando para um “homem agressivo que poderia estar sob a influência de drogas ou álcool”.

Fotos do quarto de hotel de Payne, divulgadas pela polícia de Buenos Aires, mostravam uma televisão destruída. As autoridades estão agora a investigar as circunstâncias da sua morte e vão realizar uma autópsia, declarou Alberto Crescenti, chefe do sistema de emergência médica do estado, ao Todo Noticias.

Com a multidão de pessoas e a imprensa reunida na rua em frente ao hotel, uma carrinha do corpo de bombeiros estacionou o mais próximo possível da porta de saída, aparentemente para evitar que outras pessoas vissem a cena enquanto os socorristas trabalhavam. Na morte, Payne teve a privacidade que raramente lhe foi dada em vida.

Fãs colocam velas à porta do hotel onde Liam Payne, antigo membro dos One Diretion, foi encontrado morto, em Buenos Aires, Argentina, na quarta-feira. Agustin Marcarian/Reuters

'Ele adorava cantar'

Os One Diretion foram criados pelo produtor Simon Cowell depois de ter visto Payne e quatro outros jovens talentosos - Harry Styles, Zayn Malik, Louis Tomlinson e Niall Horan - a fazer uma audição para a versão britânica do “The X-Fator”. Individualmente, não eram suficientemente bons, pensou Cowell.

Juntos, afinal, eram uma sensação.

Chamados de 1D pelos fãs, tornaram-se um fenómeno global, sendo o primeiro grupo a ter os primeiros quatro álbuns em primeiro lugar na Billboard 200. A sua enorme base de fãs, apelidada de Diretioners, impulsionou o grupo pop para mais de 50 milhões de discos vendidos antes de os membros se separarem para seguirem carreiras a solo. Eram conhecidos por canções como “What Makes You Beautiful”, “Best Song Ever” e “Story of My Life”.

Payne falou anteriormente sobre o peso mental da fama.

“Eu não acho que luto no sentido do que se pensaria naturalmente quando estou a andar na rua com todas as pessoas a pararem-me”, contou à Esquire Middle East em 2019. “Quer dizer, acontece por vezes, mas é sobretudo mentalmente que nos debatemos com isso. É o facto de nos prepararmos e sabermos sempre que podemos ser fotografados.”

Malik foi o primeiro a deixar a banda em 2015. Os outros seguiram o exemplo.

A CNN entrou em contato com os antigos companheiros de banda de Payne e Cowell para comentar. Na manhã de quinta-feira, nenhum deles tinha feito uma declaração pública.

Nas horas que se seguiram à notícia da morte de Payne, surgiram homenagens de pessoas que o conheciam desde o início do seu estrelato adolescente.

“Lembro-me dele quando tinha 14 anos e apareceu para fazer uma audição no The X Fator e surpreendeu-nos a cantar Sinatra”, escreveu o antigo apresentador do “X-Fator”, Dermot O'Leary, no Instagram, partilhando uma fotografia sua e de um jovem Payne no palco. “Ele adorava cantar. Era sempre uma alegria, tinha tempo para todos, era educado, grato e sempre humilde.”

Anne Twist, a mãe do ex-colega de banda Styles, postou um emoji de coração partido no Instagram, escrevendo: “Apenas um rapaz...”

Os fãs nas redes sociais expressaram o seu choque e tristeza pela perda do que muitos descreveram como uma figura icónica da sua juventude - recordando os anos em que eram fãs fervorosos.

“(One Diretion) significava muito para mim porque eu estava numa fase (da minha vida) em que queria fazer parte de algo maior, e One Diretion e ser um Directioner era isso para mim”, afirmou Yamila Zacarias, uma fã de 25 anos na vigília em frente ao hotel de Payne em Buenos Aires.

Atrás dela, fãs em luto acenderam velas e cantaram a música “Infinity”, dos One Diretion.

Outros artistas também expressaram sua dor e condolências, incluindo o produtor Zedd e o cantor e compositor Charlie Puth.

“Estou em choque neste momento”, escreveu Puth no Instagram. “Liam sempre foi tão gentil comigo. Foi um dos primeiros grandes artistas com quem trabalhei. Não posso acreditar que ele se foi”.

Louis Tomlinson, Liam Payne, Harry Styles, Zayn Malik e Niall Horan, da banda One Diretion, em 2012. Theo Wargo/Getty Images

Últimos dias

Nos últimos dias, Payne partilhou nas suas contas nas redes sociais fotografias da Argentina sem data. Também foi visto a assistir ao concerto do seu ex-colega de banda Horan em Buenos Aires a 2 de outubro, de acordo com vídeos publicados nas redes sociais sobre o espetáculo.

Payne lançou seu primeiro álbum solo em 2019, intitulado “LP1”. No ano passado, anunciou planos para um novo álbum e uma digressão que foram posteriormente adiados depois de Payne ter sofrido uma infeção renal.

Payne tinha sido franco sobre as lutas passadas com o abuso de substâncias e falou sobre estar sóbrio há seis meses num vídeo partilhado no YouTube no verão de 2023.

“É bom estar nesta posição”, afirmou na altura. “Definitivamente, não preciso mais dessas coisas. A festa acabou”.

Agradeceu também à ex-parceira Cheryl Cole, com quem teve um filho de 7 anos chamado Bear, por lhe ter dado a “liberdade” e o apoio para ficar bem na altura.

Na primavera passada, Payne lançou a canção “Teardrops”.

“Penso sempre tanto em imagens como em sons quando estou a fazer música”, explicou Payne num vídeo em que gravava a canção. “Os sentimentos que estes acordes e coisas diferentes me dão, cada uma destas canções é uma história da minha vida.”

Este artigo foi atualizado com informações adicionais. Mauricio Torres, Stefano Pozzebon e Edward Szekeres, da CNN, contribuíram com a reportagem.

Como obter ajuda: Em Portugal, contacte o Serviço de Saúde Mental do Hospital da sua região – Adultos, Infância e Adolescência. A linha SNS24 (808 242424 e www.sns24.gov.pt) e o 112 também estão disponíveis. Entre em contacto através das Linhas de Crise e da Linha de Aconselhamento Psicológico. Para mais informações, consulte o Plano Nacional de Prevenção do Suicídio

Música

Mais Música

Patrocinados