Opinião: crimes de ódio contra pessoas LGBTQ+ estão a aumentar. Mas não seremos apagados

CNN , Allison Hope
2 jun 2022, 16:39
Bandeira LGBTI (SOPA Images/ Getty)

Allison Hope tem obra escrita publicada no The New York Times, The Washington Post, CNN, Slate e outros lugares. As opiniões aqui expressas são suas.

 

A 28 de Junho de 1970, milhares de pessoas marcharam pelas ruas de Greenwich Village, em Manhattan [em Nova Iorque, nos EUA], para exigir o fim da violência contra as pessoas LGBTQ+.

Foi a marca de um ano, depois a revolta de Stonewall, fadado acontecimento quando a comunidade LGBTQ+, liderada por ativistas negros e transgéneros, ripostou contra a polícia por causa das rusgas repetidas a um dos poucos espaços em que conseguiram reunir: o bar gay.

Foi uma reação gravada com tinta indelével em resposta a anos de perseguição, assédio e desmoralização contra membros da comunidade gay, e a nossa forma de dizer: "Existimos e não seremos apagados". O protesto marcou o nascimento do movimento moderno de direitos LGBTQ+.

"Todos somos importantes", lia-se na nota assinada pela Comissão de Libertação de Rua Christopher no dia da primeira Marcha do Orgulho [“Pride March”]. "Estamos a mostrar a nossa força e amor uns pelos outros ao virmos aqui hoje". Somos todos participantes no acontecimento Gay mais importante da história".

A primeira Marcha do Orgulho teve lugar num clima de raiva e medo, e de criminalização de corpos e comportamentos queer, e ajudou a inverter a narrativa, da vitimização para responsabilização e empoderamento. Imagino que a maioria dos que estavam a marchar nesse dia sentiram uma série de emoções da indignação à alegria, mas nunca teriam adivinhado que estariam a lançar as bases para uma chicotada de algumas décadas de progresso espantoso em direção à igualdade LGBTQ+.

Eu beneficiei do progresso que a geração que me precedeu sangrou para garantir. Na minha vida de queer, vi pessoas LGBTQ+ saírem em massa e as sondagens na maioria balançaram a favor das pessoas LGBTQ+, com um recorde de 70% de americanos a apoiarem o casamento LGBTQ+, de acordo com uma sondagem de 2021 Gallup. Vi também a introdução de leis anti-discriminação, igualdade no matrimónio, proteções no local de trabalho, acesso a recursos de construção familiar e muito mais.

Mas tudo isso parece estar ameaçado neste momento. Há esforços coordenados em curso para nos apagar, mais uma vez.

Ao iniciarmos o Mês do Orgulho este ano, o apelo claro para conjurar o espírito feroz da primeira Marcha do Orgulho, há mais de 50 anos, é mais forte do que nunca.

Nessa altura, as pessoas LGBTQ+ exigiam ser vistas, tornadas visíveis após gerações, séculos, de serem forçadas a desaparecer; ou muito pior, perseguidas, marginalizadas ou espancadas e mortas simplesmente por causa de quem amavam ou de como se apresentavam.

Desta vez, em 2022, corremos de novo o grave risco de sermos apagados das vidas que fomos cuidadosamente, amorosamente, escrupulosamente construindo, esmagados entre as mãos da ignorância, do ódio e da indiferença.

Apesar dos adereços arco-íris, que sem dúvida encherão as lojas de centros comerciais este mês, a base jurídica, política e social tem sido bem colocada para arrancar o tapete de debaixo de nós e tirar-nos os direitos e proteções iguais que ganhámos. De facto, a exploração pela extrema-direita de mal-entendidos sobre pessoas LGBTQ+, e as nossas crescentes vulnerabilidades decorrentes de um fosso de riqueza cada vez maior, ameaças climáticas e capitalismo tardio, está a tentar ferver-nos lentamente como sapos que não se apercebem que estão a ser cozinhados até ser demasiado tarde para escapar.

Há uma coisa que aqueles que olham para nós podem não compreender totalmente.

Não seremos apagados.

Não seremos tornados invisíveis, feitos para esconder as fotografias de família nas nossas mesas de trabalho por medo de represálias se formos despojados do nosso direito ao emprego equitativo.

Não deixaremos de dizer "gay" apesar de tentativas como a lei do Governador da Florida, Ron DeSantis, que proíbe o debate do género e da sexualidade com estudantes até à terceira classe, de que há propostas de imitações em muitos outros estados americanos.

Não seremos obrigados a esconder as nossas bandeiras do Orgulho porque foi dado púlpito a pessoas odiosas e ignorantes. Não permitiremos que os nossos filhos sintam vergonha por terem duas mães ou pais que se amam, ou qualquer combinação que não seja tradicional, porque os rufias se sentem fortalecidos pelo vitríolo que ouvem nas notícias ou por autoridades eleitas que pateticamente nos usam como isco para uma reeleição.

As nossas famílias não serão apagadas. A nossa humanidade vencerá.

Não seremos apagados dos livros enfileirados nas salas de aula das nossas crianças e nas bibliotecas que os misantropos homofóbicos tentam proibir. Trabalhámos durante tanto tempo para ganhar um lugar legítimo no cânone.

Não seremos apagados pelos mais de 240 projetos de lei anti-LGBTQ+ que as legislaturas estaduais de todo o país propuseram só em 2022. Podem tentar tirar-nos os nossos cuidados de saúde e atletismo, a nossa capacidade de utilizar as casas de banho em segurança ou ensinar aos nossos filhos que apenas existimos. Mas eles nunca nos apagarão por completo.

Não seremos apagados para voltarmos a uma época em que éramos legalmente estranhos para os nossos filhos, como no recente caso de Kris Williams em Oklahoma, uma mãe que foi retirada da certidão de nascimento do seu filho pela juíza Lynne McGuire, depois de ela e a sua mulher se terem divorciado.

Não seremos apagados para voltarmos a uma época em que temos de recear ser mortos na nossa empresa, como dois homens que foram brutalmente atacados à porta de uma adega em Brooklyn e atacados com insultos gays, ou outro que foi recentemente atacado no metro em plena luz do dia.

LEIA TAMBÉM
Este graduado americano não podia dizer 'gay' no discurso, então fez isto

Os crimes de ódio contra pessoas LGBTQ+ estão a aumentar, de acordo com os Relatórios Prism, incluindo fora dos EUA, em lugares como o Reino Unido e a Alemanha, estão 100% mais altos em comparação com o ano passado em lugares presumivelmente amigáveis para LGBTQ+ como Nova Iorque, e estão nos seus níveis mais elevados de sempre para pessoas trans e não-binárias, de acordo com a Campanha dos Direitos Humanos.

Não podemos suportar sermos apagados.

Um em cada cinco jovens LGBTQ+ considerou seriamente cometer suicídio nos últimos 12 meses, de acordo com um estudo de 2021 dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA. Em que se traduz o número, em termos de custo para o nosso sistema de saúde, quando 7% de todos os americanos, ou mais de 23 milhões de pessoas, se identificam como LGBTQ+, de acordo com uma sondagem Gallup de 2022?

O que é que isso faz à capacidade dos nossos cidadãos de serem membros produtivos da sociedade? Qual é o impacto não só sobre os jovens vulneráveis, mas também sobre as suas famílias? E quanto ao impacto nos nossos sistemas sociais, economia e sociedade?

Não podemos ser apagados porque sempre existimos. Somos filósofos e dramaturgos famosos, cientistas e astronautas, ícones da cultura pop e presidentes de emprsas e advogados, médicos e professores e pregadores, e tudo o que está entre eles. Sobrevivemos à censura e ao genocídio, à terapia de conversão e rejeição, à expulsão, à discriminação legal, aos crimes de ódio, às micro-agressões e a tudo o que está no meio. No entanto, continuamos a nascer, a viver e a amar.

Não precisamos de olhar para lá da determinação e perseverança daqueles que saíram à rua a 28 de Junho de 1969, e um ano mais tarde, e todos os anos depois disso, para compreender como o apagamento simplesmente não é uma opção. Continuaremos a aparecer em massa para sermos vistos, porque as nossas vidas e as nossas famílias dependem disso.

Família

Mais Família

Mais Lidas

Patrocinados