Tracking Poll: PSD aproxima-se do PS. CDU, BE, Chega e IL separados por poucas décimas

28 jan 2022, 21:29
António Costa e Rui Rio percorreram as ruas de Lisboa no último dia de campanha. Foto: montagem CNN/Lusa

Quase todos os partidos perdem votos nestes dois últimos dias de campanha, menos o PSD, IL, Chega e PAN.

A dois dias das eleições, a tracking poll da CNN/TVI revela-nos que todos os cenários estão em aberto no desenho do novo parlamento, mas as probabilidades tendem mais para o PS.

É o PS que reúne as preferências dos inquiridos, 36,6%, um número que se tem mantido estável desde o início da semana, ora subindo ou descendo 0,1 pontos percentuais.

Mas o PSD encurtou a distância em relação aos socialistas neste últimos dias. Está nos 32,9%, a 3,7 pontos percentuais do partido de António Costa.

Os sociais-democratas protagonizam a maior subida do dia, de 1,6 pontos percentuais, o que abre ainda mais dúvidas para os resultados do dia 30 de janeiro. Faltam dois dias para as eleições e a tendência do PSD é de subida.

De notar ainda que socialistas e sociais-democratas se encontram em empate técnico pois os intervalos de confiança mínimos e máximos dos dois se sobrepõem.

A terceira força parlamentar

Apenas uma vez nesta sondagem diária, o Chega não esteve em terceiro lugar nas preferências, esteve duas vezes empatado nessa posição, e nos restantes dias segurou a posição isolado. Na quarta-feira, o Bloco ultrapassou momentaneamente o partido de extrema-direita, mas o partido de André Ventura voltou a subir e neste momento reúne 5,4%.

Muito próximos, mas atrás, ficam CDU e Iniciativa Liberal, ambos com 5,2%, e Bloco de Esquerda, com 5,1%.

O Livre chega ao fim desta tracking poll com 1,7%, o CDS com 1,4% e PAN com 1,2%.

Os indecisos

Ainda são 14,1% o número de indecisos a dois dias das eleições. E com intervalos tão próximos entre PS e PSD e mesmo na corrida a terceira força política, a diferença pode mesmo estar naqueles que ainda vão decidir em quem vão votar.

Sondagem diária

  PS PSD CDS-PP CDU BE
dia 13 38,9% 29,7% 1,7% 4,6% 6,2%
dia 14 38,8% 29,3% 1,3% 4,6% 6,8%
dia 15 39,6% 29,6% 0,9% 5,1% 6%
dia 16 40,1% 28,8% 0,6% 5,9% 5,9%
dia 17 39,8% 30,4% 1,3% 5,8% 4,5%
dia 18 38,7% 30,4% 1,1% 5,3% 5,1%
dia 19 36,5% 32,9% 1% 5% 5%
dia 20 34,6% 33,5% 1,2% 4,5% 4,9%
dia 21 33,5% 34,5% 0,8% 4,7% 5,7%
dia 22 34,01% 33,5% 0,8% 5,1% 5,5%
dia 23 35,3% 31,4% 1,6% 4,9% 6,1%
dia 24 36,7% 31,4% 1,4% 4,3% 5,7%
dia 25 36,6% 30,9% 1,8% 4,2% 6,7%
dia 26 36,7% 31,3% 2,1% 5,7% 6,1%
dias 27 e 28 36,6% 32,9% 1,4% 5,2% 5,1%

 

  PAN Livre Chega IL Outros
dia 13 2,1% 1,2% 6,9% 5,4% 3,3%
dia 14 1,9% 1,5% 7,8% 4,9% 3,2%
dia 15 1,7% 1,5% 8,1% 4,7% 3%
dia 16 1,5% 1,3% 8% 5% 2,9%
dia 17 1,7% 1,5% 7,5% 4,3% 3,2%
dia 18 1,7% 1,1% 7,2% 4,7% 4,7%
dia 19 1,9% 1,5% 6,3% 5,2% 4,8%
dia 20 1,6% 1,6% 6,3% 6,3% 5,3%
dia 21 1,6% 1,2% 6,5% 5,7% 5,9%
dia 22 1,6% 1,2% 6,6% 5,3% 6,2%
dia 23 1,6% 0,8% 6,9% 4,7% 6,5%
dia 24 1,8% 1,0% 7,5% 3,2% 6,9%
dia 25 1% 1,6% 6,7% 3,8% 6,7%
dia 26 1% 1,8% 5,1% 4,3% 6,1%
dias 27 e 28 1,2% 1,7% 5,4% 5,2% 5,4%

Ficha técnica

Durante 5 dias (24 a 28 de janeiro de 2022) foram recolhidas diariamente pela Pitagórica para a TVI e CNN Portugal uma sub-amostra de 152 entrevistas representativa do universo eleitoral português (não probabilístico) tendo por base os critérios de género, idade e região. O resultado do apuramento dos 4 últimos dias de trabalho de campo, implica uma amostra de 760 indivíduos que para um grau de confiança de 95,5% corresponde a uma margem de erro máxima de ±3,63. A seleção dos entrevistados foi realizada através de geração aleatória de números de “telemóvel” mantendo a proporção dos 3 principais operadores identificados pelo relatório da ANACOM, sempre que necessário são selecionados aleatoriamente números fixos para apoiar o cumprimento do plano amostral. As entrevistas são recolhidas através de entrevista telefónica (CATI – Computer Assisted Telephone Interviewing).

O estudo tem como objetivo avaliar a opinião dos eleitores portugueses, sobre temas relacionados com as eleições, nomeadamente os principais protagonistas, os momentos da campanha bem como a intenção de voto dos vários partidos. A percentagem de indecisos é de 14,1% que são distribuídos proporcionalmente. A taxa de resposta foi de 57,88% e a direção técnica do estudo é da responsabilidade de Rita Marques da Silva. A ficha técnica completa bem como todos os resultados foram disponibilizados junto da Entidade Reguladora da Comunicação Social que os disponibilizará oportunamente para consulta online.

Partidos

Mais Partidos

Patrocinados