Sondagem CNN antecipa vitória de António Costa no debate com Rui Rio

13 jan 2022, 19:07
Rui Rio vs António Costa em debate

O debate entre Rui Rio e António Costa está agendado para esta quinta-feira, para as 20:30. É o único confronto entre os principais adversários políticos nas eleições Legislativas de 30 de janeiro

O debate que pode decidir as eleições Legislativas acontece esta noite, mas já tem um vencedor à partida. De acordo com uma sondagem da Pitagórica para a CNN Portugal sobre as expectativas do debate, o vencedor é António Costa, ao obter 52% das preferências. Rui Rio será o vencedor para 25% dos inquiridos e o empate é uma possibilidade para 14%.

O mais bem preparado para o debate é também António Costa para 61% dos inquiridos nesta sondagem. Já 23% consideram que o líder do PSD é melhor do que Costa nos debates, e 14% acham que, nesta matéria de domínio dos dossiês, estão empatados.

Rui Rio vence António Costa numa variável desta sondagem, será a surpresa positiva do debate para 44% dos inquiridos, ficando António Costa muito atrás, recolhendo apenas 27%. Para 19%, em matéria de argumentos positivos, estes dois líderes políticos não vão além de um empate. Já em matéria de surpresas negativas, 36% consideram que o recandidato socialista ganha com 36%, Rio fica-se pelos 27% de opiniões negativas e 24% pensam que ambos serão uma surpresa negativa. Ainda assim, 13% dão o benefício da dúvida e sem opinião.  

FICHA TÉCNICA

Sondagem realizada pela Pitagórica para a TVI e CNNPortugal, com o objetivo de avaliar a opinião dos Portugueses que disseram ter intenção de ver o debate televisivo entre António Costa e Rui Rio no dia 13 de Janeiro de 2022.

Durante uma semana foram entrevistados eleitores Portugueses com a intenção de identificar quais faziam intenção de assistir ao debate.

Durante o dia 13 Janeiro antes do debate foram confirmados os que mantinham a intenção de ver o debate e reequilibrada uma amostra representativa da população portuguesa com 18 e mais anos nas variáveis: Género, Idade e Região.

A amostra é composta por 324 entrevistados a que corresponde um erro máximo de +/ 5,56% para um nível de confiança de 95,5%. Após o debate a totalidade da amostra será novamente contactada, os que não responderem ou os que tiverem desistido no início ou durante o visionamento do debate serão ainda assim considerados unidades desta amostra e serão tratados com ou ma não resposta.

A direção técnica do estudo é da responsabilidade de Rita Marques da Silva. A ficha técnica completa, bem como todos os resultados, foram depositados junto da Entidade Reguladora da Comunicação Social que os disponibilizará para consulta online.

Relacionados

Partidos

Mais Partidos

Patrocinados