O Papa não gosta dos elevados salários dos CEO (e até fala especificamente sobre Musk)

CNN , Christopher Lamb
15 set, 21:58
Papa Leão XIV

Líder da Igreja Católica mostra alguma dificuldade em perceber os elevados valores envolvidos nas transações das maiores empresas

O Papa Leão XIV criticou a forma como os salários dos diretores-executivos ultrapassam os dos seus empregados, destacando o pacote de prémios de um bilião de dólares da Tesla para Elon Musk.

Leão XIV, durante a sua primeira entrevista aos meios de comunicação social, citou a desigualdade de rendimentos como um dos fatores de polarização da sociedade.

“Os diretores-executivos que, há 60 anos, ganhavam quatro a seis vezes mais do que os trabalhadores recebiam (...) recebem [agora] 600 vezes mais do que os trabalhadores médios recebem”, disse o primeiro Papa americano.

O Papa referiu-se também às notícias de que Elon Musk estava a caminho de se tornar o primeiro trilionário do mundo.

"O que é que isso significa e sobre o que é? Se isso é a única coisa que ainda tem valor, então estamos num grande sarilho", continuou, em excertos da entrevista do Papa a Elise Allen, correspondente sénior do site de notícias católicas Crux, no domingo.

Elise Allen falou com Leão XIV no final de julho para a sua próxima biografia sobre o novo pontífice.

Na entrevista, Leão XIV admitiu que estava numa “enorme curva de aprendizagem” no seu papel, admitindo que tornar-se um líder mundial escrutinado é um “aspeto totalmente novo” para ele e que teve de “saltar para o fundo da piscina muito rapidamente”.

Falou da sua esperança no fim da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, mas lamentou que as Nações Unidas tenham “perdido a capacidade de reunir as pessoas em torno de questões multilaterais”.

Leão XIV foi eleito a 8 de maio, tornando-se o primeiro papa dos Estados Unidos nos dois mil anos de história da Igreja Católica. Nascido em Chicago, passou grande parte da sua vida adulta como missionário e bispo no Peru, tendo sido nomeado pelo Papa Francisco em 2023 para um cargo sénior no Vaticano.

Desde a sua eleição, o Papa tem dado sinais de que irá continuar a defender a posição de Francisco em questões sociais como a migração, a pobreza e as alterações climáticas, embora com o seu próprio estilo.

Leão XIV, que tem cidadania peruana, descreveu-se na entrevista como um americano que ainda ama o Peru. Disse que provavelmente apoiaria o Peru num jogo de futebol contra os Estados Unidos, caso estes se defrontassem no Campeonato do Mundo.

O domingo marcou o 70.º aniversário de Leão XIV, o que faz dele um Papa relativamente jovem, dado que os seus dois últimos antecessores eram vários anos mais velhos quando foram eleitos.

Enquanto dirigia as orações do meio-dia a partir da varanda da Basílica de São Pedro, vários grupos da multidão ergueram faixas desejando-lhe um feliz aniversário, enquanto uma banda tocava uma canção de aniversário. Leão XIV agradeceu-lhes os votos, bem como aos seus pais e a “todos aqueles que se lembraram de mim nas suas orações”.

Mundo

Mais Mundo

Mais Lidas